São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal eleva faturamento

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

A Jahwa, uma empresa de cosméticos em Xangai (leste), embala os sonhos do governo chinês. A empresa estatal triplicou seu faturamento entre 1992 e 1995.
A imprensa de Xangai credita o sucesso ao diretor-geral da Jahwa, Ge Wenyao. Sob seu comando, a empresa vendeu ano passado 740 milhões de yuans (US$ 89 milhões), três vezes a cifra de 1992.
Quando Wenyao assumiu a direção, em 1992, a Jahwa ainda engarrafava alguns de seus cosméticos manualmente. A companhia contava com trabalhadores sem treinamento e administradores apoiados em técnicas ultrapassadas.
Ge Wenyao trouxe novas técnicas, em acordos firmados com empresas de cosméticos da França e do Japão, e priorizou investimento em educação dos trabalhadores. Hoje, 60% dos 900 empregados da Jahwa têm pelo menos dois anos de curso universitário.
Para diminuir desperdícios com matéria-prima, a empresa também implantou mecanismos importados do Ocidente. Com os lucros, Ge aumentou salários e a Jahwa carrega a fama de oferecer remuneração mais competitiva.
(JS)

Texto Anterior: Desemprego é outro fantasma
Próximo Texto: Endividamento privado tem alta nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.