São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emagreça sem riscos

MARIANE COMPARATO

Especialistas ensinam a perder peso e gorduras localizadas sem necessidade de cirurgia
Perder aqueles quilinhos a mais sem fazer esforço é tentador, mas, se há algo hoje em dia em que as pessoas estão pensando duas vezes antes de fazer, é a lipoaspiração.
Segundo o cirurgião plástico Charles Yamaguchi, a lipoaspiração é mais procurada para reduzir o quadril e o abdômen, seguidos de joelhos, costas e papada.
No entanto, antes de se decidir por esse tipo de cirurgia, há outras técnicas mais seguras que as mulheres podem adotar para eliminar a gordura localizada, com mais ou menos sacrifícios. Entre elas, a dieta, que é mesmo fundamental.
Para manter-se saudável, a mulher deve evitar excessos na hora das refeições: gorduras, sal (por causa do sódio) e açúcar devem ser ingeridos com moderação.
"As gorduras não devem ultrapassar 30% da quantidade de calorias ingeridas", diz o endocrinologista Filippo Pedrinola, da Faculdade de Medicina da USP. Para se manter, uma mulher adulta ingere de 1.500 a 1.800 calorias por dia.
A mulher que quiser perder peso também deve evitar fumar (prejudica a circulação) e tomar pílula anticoncepcional. "Por menor que seja a quantidade de estrógeno nas pílulas modernas, elas podem causar celulite", afirma Pedrinola.
Se o peso já não estiver satisfatório, o jeito é partir para a queima de gorduras.
Terapia intensiva
Atividade física é imprescindível. O médico esportista Osmar de Oliveira indica atividades aeróbicas -caminhada, ciclismo, natação, corrida- por pelo menos 40 minutos.
Para otimizar o treinamento, deve-se evitar interrupções. Beber água também é fundamental: "Tenha sempre à mão sua garrafa de água para evitar paradas bruscas", aconselha o coordenador da academia Training Club, Alberto Mattar.
Se a mulher preferir passar por um tratamento, o mais indicado e moderno é a mesoterapia. É um tratamento de medicina estética que consiste em microinjeções superficiais.
"O tratamento dilata os vasos, queima a gordura e destrói o tecido fibroso", diz Pedrinola. A mesoterapia inclui a tonificação dos músculos e a queima de gorduras localmente.
Recentemente, chegaram ao Brasil os aparelhos italianos Model Cell, que tratam celulite e gordura localizada e podem ser utilizados em casa, sem acompanhamento médico.
Do tamanho de um telefone celular, o aparelho é movido a pilha: "Ele trabalha com uma corrente de baixa de intensidade que destrói as células gordurosas e as fibras elásticas e de colágeno que rodeiam essas células, aumentando o metabolismo e diminuindo o volume. Por ter uma potência mais fraca, a pessoa pode usar todo dia", diz Oliveira.
(MC)

Texto Anterior: Uma biblioteca gastronômica
Próximo Texto: O futuro feito em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.