São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
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Medidas de segurança refletem preocupações locais na Europa

Suspeita de terrorismo leva a vistorias mais rigorosas

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES", ROMA

CELESTINE BOHLEN
A queda do vôo 800 da TWA em Long Island (EUA) disparou uma nova onda de discussões sobre segurança em todo o mundo.
Motivadas por experiências anteriores com o terror, as autoridades européias dizem que as medidas de segurança em seus aeroportos já são bastante rigorosas.
Mas cada acidente aéreo no qual há suspeita de terrorismo leva ao fortalecimento das medidas de segurança aeroportuárias.
No aeroporto Fiumicino, em Roma, aumentou o volume de inspeções aleatórias de bagagem. "O sistema de checagem cruzada, baseado em padrões da FAA (agência federal de aviação dos EUA), aplicado em Fiumicino há anos, foi atualizado", diz Francesco Girasoli, da segurança do aeroporto.
Diversidade
Os procedimentos de segurança nos aeroportos europeus variam muito. Na maioria dos aeroportos alemães, por exemplo, passageiros com computadores portáteis têm de ligá-los. Em alguns casos, os computadores são testados por funcionários do aeroporto com aparelhos eletrônicos especiais.
Em Atenas, as malas de passageiros que viajam para os EUA são revistadas duas vezes, uma por policiais gregos e outra pela segurança das companhias aéreas.
Em Istambul e Moscou, passageiros internacionais e suas bagagens de mão passam por detectores de metal uma segunda vez, imediatamente antes de embarcar.
O nível de segurança varia de país para país, e mesmo de aeroporto para aeroporto. Cada país define de forma diferente a responsabilidade pela manutenção da segurança aeroportuária.
Na Alemanha, por exemplo, o governo mantém a segurança dos aeroportos, que são públicos.
Já no Reino Unido, onde muitos aeroportos são privados, os funcionários das companhias aéreas e dos aeroportos são responsáveis pela adequação das medidas de segurança locais a padrões nacionais e internacionais.
A Europa se move em direção à unificação em quase tudo, da moeda ao azeite de oliva, mas a segurança ainda permanece um reduto da soberania nacional.
Quase tudo que se refere à segurança aeroportuária permanece um segredo, exceto nas áreas visíveis aos passageiros.
Ameaças locais
A regra geral é que a segurança num determinado aeroporto é proporcional ao nível de ameaça sentido pelo governo local -por isso, a segurança em Luxemburgo é mais relaxada que em Londres.
Especialistas europeus em segurança dizem que seus padrões mínimos mudam constantemente.
Toda a bagagem de mão é examinada pelo menos uma vez. No caso da bagagem despachada, entre 30% e 40% dela já é examinada.
Um dos problemas é se manter atualizado com a crescente sofisticação dos terroristas.
Os aeroportos europeus estão desenvolvendo sistemas eletrônicos para examinar bagagens e detectar explosivos escondidos.
Mas, com essas máquinas orçadas em US$ 1 milhão a unidade, a compra vai exigir dos aeroportos internacionais uma reforma completa das áreas de embarque.

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