São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ritmo da indústria se mantém estável, segundo dados da Fiesp

Expectativa é que estabilidade deve se manter

DA REDAÇÃO

A atividade industrial paulista manteve-se estável em setembro. O INA (Indicador do Nível de Atividade) dessazonalizado, divulgado ontem pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), registrou alta de 0,3% sobre agosto, e as vendas reais, queda de 0,2%.
Tanto o INA quanto as vendas reais apresentaram forte elevação sobre setembro de 95, de 19,9% e 14,8%, respectivamente, mas a Fiesp lembra que esses resultados foram muito influenciados pela base reduzida.
Em setembro do ano passado, a indústria sentia os efeitos das medidas adotadas pelo governo a partir de março/abril para desaquecer a economia e conter os crescentes déficits na balança comercial.
Boris Tabacof, diretor do Departamento de Economia da Fiesp, disse que a estabilidade deve se manter. Sondagem com empresários sobre o ritmo da indústria em outubro confirma a expectativa.
Como não há sinal de maior aquecimento, Tabacof afirma que não há necessidade de freio no consumo. Os déficits na balança comercial, no seu entender, são administráveis. "A saída é factível e passa pela desoneração completa das exportações e redução do custo-Brasil", disse ele.
O nível de utilização da capacidade instalada está relativamente estabilizado, com 78,3% no mês passado. Nos últimos 12 meses até setembro a média foi de 77,7%.
Quanto às vendas reais (deflacionadas pelo IPA-FGV), o acumulado em 12 meses sobre igual período anterior passa de -1,5% até julho para -0,6% até agosto e +1,0% até setembro.
O acumulado no ano também registra reação das vendas: o crescimento é de 3,8% até setembro, contra 2,5% até agosto e 1,3% até julho.

Texto Anterior: Bancos têm peso maior
Próximo Texto: Tesouro leiloa títulos de até dois anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.