São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro Olodum participa de ópera

Espetáculo se inspira em Brecht

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O Bando de Teatro Olodum encena a partir de hoje "A Ópera dos Três Mirréis", uma adaptação da "Ópera dos Três Vinténs", escrita em 1928 pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, com música de Kurt Weill.
Será a primeira apresentação após as obras de recuperação realizadas no teatro Vila Velha, em Salvador (BA). A obra de Brecht era já uma adaptação da "Ópera dos Mendigos", escrita em 1728 pelo inglês John Gay.
É dirigida por Márcio Meirelles, 42. Participam do elenco 19 integrantes do grupo Olodum e o ator baiano Fernando Fulco, como o protagonista Mac Navalha.
Segundo Meirelles, a ópera escrita há quase 70 anos é atual: "O texto fala de exploração da miséria, corrupção e impunidade, três coisas com que os brasileiros estão acostumados a conviver."
Para trabalhar a parte musical, Márcio Meirelles convidou o compositor alemão Berthold Turcke, especialista na obra de Brecht, que adaptou a música de Weill para os tambores do Olodum.
Com 2h20 de duração, incluindo intervalos, "A Ópera dos Três Mirréis" fica em cartaz no teatro Vila Velha até dezembro. Haverá apresentação todas as noites.
Segundo Meirelles, no primeiro semestre do próximo ano a ópera deverá ser encenada nas principais capitais nordestinas.
No final do seu texto, Brecht revela que, momentos antes de ser enforcado por corrupção, Mac Navalha é perdoado pela rainha da Inglaterra. Na versão baiana, Mac Navalha é perdoado e nomeado ministro das Finanças. "Essa é a cara do Brasil", disse Meirelles.
Quem for ao teatro vai encontrar "tipos contemporâneos". "Fizemos essa mudança para não cansar o espectador", afirmou.

Espetáculo: A Ópera dos Três Mirréis
Onde: Teatro Vila Velha (Salvador), tel. (071) 336-1384
Quando: a partir de hoje, às 21h
Preço: R$ 10
Horário: 21h

Texto Anterior: Mineira é vencedora do prêmio Smirnoff
Próximo Texto: TV Record é acusada de censura religiosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.