São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT quer faixa extra para ônibus

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

Na TV, sexta-feira, o programa do PT defendeu a "operação faixa extra". A idéia é, nos horários de pico, permitir que os ônibus circulem em duas faixas.
Os ônibus seriam divididos em três grupos (A, B e C). Eles só poderiam parar em pontos determinados por suas letras, com distância de 100 metros entre os pontos.
Por exemplo: um ônibus A pára no ponto A. Um ônibus B, que vem atrás dele, não precisa esperar que o A saía do lugar. Ele usa a faixa ao lado para ultrapassá-lo e parar no ponto B, e assim por diante.
Segundo os petistas, esse esquema aumentaria a velocidade dos ônibus e a operação de embarque e desembarque. Esse "sistema" já funciona informalmente no cruzamento da avenida Paulista com a rua Haddock Lobo.
Em sua proposta de governo, Erundina prioriza o transporte público e não fala em grandes obras viárias, marca do governo malufista.
O objetivo do PT é "transferir 20% das viagens realizadas por automóvel para o sistema coletivo, através da melhoria da oferta destes serviços".
Para atingir esse número, Erundina propõe a ação integrada com o governo do Estado e as cidades da região metropolitana de São Paulo. Uma das ações conjuntas seria a construção de um "rodoanel" viário.
Esse anel envolveria 37 municípios e diminuiria a entrada de caminhões de passagem pela região na cidade.
(LHA)

Texto Anterior: Alternativas de transporte; Candidatos dirigem importados
Próximo Texto: Pitta defende criar o Fura-Fila
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.