São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT persegue voto dos ricos e PPB tenta conquistar a periferia

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O PT desenvolve uma ofensiva para buscar o voto dos ricos, enquanto o PPB tenta atrair o eleitorado da periferia no segundo turno da eleição em Santos (SP).
Os alvos do PT são a classe média e o empresariado, dois dos segmentos que oferecem maior resistência a uma terceira administração consecutiva do partido.
Os do PPB são os morros e a zona noroeste (periferia), principais redutos eleitorais petistas.
Desde o reinício do horário eleitoral, na última terça-feira, os programas de rádio e de TV de Telma de Souza (PT) apresentam diariamente depoimentos de empresários e ressaltam obras de seu governo (89-92) na região das praias.
Beto Mansur (PPB) concentrou os "showmícios" de sua campanha na zona noroeste e destacou na televisão a promessa de instalar um shopping center na região.
Embora tenha vencido o primeiro turno, Telma de Souza foi derrotada na zona eleitoral 273, que reúne os principais bairros da orla, como Gonzaga, Boqueirão e José Menino e onde Mansur teve 34% dos votos, contra 25% da petista.
O candidato do PPB perdeu em todos os bairros da zona 118, onde estão a periferia e os morros de Santos. Nesses locais, Telma de Souza obteve 47% dos votos contra 24% de Mansur.
"Vamos insistir em um discurso para a classe média. É um grande absurdo falar que os governos do PT só se preocuparam com o social", afirmou o candidato a vice na chapa petista, Fábio Barbosa.
Outro vetor da propaganda petista no segundo turno é a ênfase no desenvolvimento econômico, tema de especial interesse para empresários. "Como nossas políticas sociais estão consolidadas, vamos dar à campanha o espírito de um salto de desenvolvimento", afirmou Barbosa.
O discurso petista do segundo turno fala em estimular o turismo de negócios, por meio da construção de um centro de convenções pela iniciativa privada, que para isso receberia incentivos fiscais.
Propõe ainda a instalação de uma marina onde possam atracar barcos de passeio e de um terminal no porto para receber passageiros de transatlânticos.
Planejamento
O deslocamento da campanha de Mansur para a periferia obedece à racionalidade que orienta o planejamento da campanha.
"Na verdade, estamos buscando o voto onde não tivemos no primeiro turno", afirmou Beto Mansur. O engenheiro Júlio Eduardo Santos, coordenador de mobilização da campanha do pepebista, disse que uma análise minuciosa da distribuição dos votos em cada bairro é o parâmetro que conduziu a um reforço da campanha na periferia.

Texto Anterior: Candidato tucano é o líder em Goiânia
Próximo Texto: Conjuntos habitacionais populares dão o tom da disputa entre PPB e PT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.