São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieta sem carne evita problema

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma dieta sem carne vermelha, com pouco peixe e com grande quantidade de azeite de oliva parece ter poupado do câncer de próstata toda uma população de homens idosos em uma pequena aldeia da Grécia.
O trabalho foi apresentado durante o último congresso da Associação Européia de Urologia, que aconteceu em setembro, em Paris.
Segundo Marjo Peres, chefe do serviço de urologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o local escolhido para a pesquisa foi uma aldeia onde viviam 1.800 monges. Do total, 700 eram idosos, e os investigadores conseguiram examinar 646.
Perez diz que em nenhum dos monges foi diagnosticado um câncer de próstata. Além da dieta com pouca carne e abundância de azeite, os monges levavam estilo de vida bastante calmo, sem o estresse típico das cidades modernas.
Japão e China
Mais uma prova da influência da dieta em uma população geneticamente semelhante pode ser constatada com os orientais. A incidência de câncer de próstata em homens do Japão e da China é muito mais baixa do que nos países ocidentais. A dieta tem pouca gordura e é rica em vegetais e peixes.
No entanto, a incidência de câncer de próstata aumenta nos filhos e netos de japoneses que se mudam para os Estados Unidos e passam a adotar uma dieta ocidental (com menos vegetais e mais gorduras animais).
(JB)

Texto Anterior: Saiba mais sobre o câncer da próstata
Próximo Texto: Incidência aumenta com idade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.