São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meio ambiente é o centro dos conflitos mundiais, diz estudo

The Independent
de Londres

CHRISTOPHER BELLAMY

O meio ambiente, não diferenças étnicas, é a verdadeira causa de muitas das guerras sendo travadas no mundo no momento e, segundo um relatório recém-divulgado por um instituto norte-americano, estará por trás da maioria dos conflitos do futuro.
Muitos dos cerca de 30 conflitos hoje em curso no mundo costumam ser atribuídos às divergências de origem étnica, mas, segundo o relatório, essas divergências são intensificadas por disputas mais fundamentais envolvendo recursos naturais básicos.
O relatório, intitulado "Fighting for Survival" (Lutando pela Sobrevivência), argumenta que, mais do que as forças militares convencionais, o importante hoje, para preservar a segurança internacional, é estabilizar a população, reduzir as desigualdades sociais, conservar o solo e a água e retardar o processo de aquecimento global.
O relatório se mostra fundamentado, agora que voltam a surgir conflitos na região dos grandes lagos africanos, conflitos estes que, segundo o relatório, têm sua origem no aumento da população e escassez de terra agrícola.
Conflitos internos
Mas, segundo o relatório, é mais provável que a pressão sobre os recursos naturais provoque conflitos internos do que conflitos entre países. "Essas novas ameaças são a verdadeira raiz do que já vem sendo chamado, em alguns setores, de 'a nova desordem mundial"', disse Michael Renner, autor do relatório do Instituto Worldwatch, em Washington.
O relatório cita vários exemplos de como, à medida que as pressões demográficas se intensificam, e os recursos naturais entram em colapso, as pessoas tendem a buscar proteção em suas identidades étnicas, religiosas ou outras.
Entre as populações mais vulneráveis figuram 400 milhões de habitantes de países em desenvolvimento, que mal conseguem sobreviver em terras onde a ecologia se encontra seriamente prejudicada.
Cerca de 300 bilhões de hectares -por volta de 70% das terras agrícolas potencialmente produtivas do mundo- já se transformaram em deserto. À medida que a terra agrícola se degrada, ela deixa de ter condições de sustentar uma população crescente.
E, na América Latina, boa parte das melhores terras pertencem a latifundiários ricos. A população aumenta, e aos camponeses pobres só resta a possibilidade de ocupar terrenos marginais.
Falta d'água
Entre as mais importantes causas potenciais de conflitos figuram a escassez de água e o aquecimento global, que pode provocar inundações. Disputas relativas à utilização das águas do rio Eufrates já provocaram tensões entre Turquia, Síria e Iraque.
"Os líderes nacionais fariam bem em centrar suas atenções menos nos sintomas dos conflitos atuais e mais em suas causas", conclui Renner.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: A revolta dos ignorantes
Próximo Texto: Irlanda exporta kits de pubs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.