São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segredinhos da vovó

RITA LOBO

Conheça truques para tirar cheiro de cebola ou alho da mão, deixar o tomate totalmente sem pele ou manter o café com aroma de recém-moído
Uma vez, ouvi: "Pra que gastar tempo e dinheiro com curso de culinária? A receita nova a gente aprende com amigos, livros e revistas...". É verdade. Em um bom curso ou em uma boa escola, mesmo para amadores, não se ensina receita, mas sim a técnica. As receitas servem apenas como um meio, um instrumento. É técnica de corte, de cozimento, e assim por diante.
Certamente, não é só disso que é feito um bom cozinheiro. Cozinha é alquimia. Além de um bom mestre, esse aprendizado requer tempo, dedicação, criatividade e um certo talento. E não estou me referindo à formação de chefes ou cozinheiros profissionais. Vale para pessoas de todas as profissões que perceberam nessa função vital um grande prazer.
Não que você precise passar pelo Cordon Bleu ou fazer um estágio com o Laurent para poder entreter a família ou os amigos nos finais de semana. Qualquer curso que diminua o estresse do "será que vai ficar bom?" já resolve. E o mestre pode estar mais próximo do que você imagina. As avós de "mão cheia" são um bom exemplo. Além da experiência, elas têm a paciência e o amor. Sem falar que, por meio de truques, manias e receitas "próprias", acabamos conhecendo mais da nossa história. E não só a gastronômica!
No final, só o que se quer é menos trabalho e mais sabor. Para isso, fiz uma pequena seleção de alguns segredinhos de cozinha que são uma "mão na roda" antes e depois de encostar a barriga no fogão.
Verde
Para folhas bem lavadas, depois do banho de água corrente, deixe-as de molho por uns 10 minutos numa vasilha. Em seguida, nada de ir logo escorrendo a água. Em vez disso, retire as folhas. As "sugeirinhas" ficam no fundo da vasilha.
Já as verduras devem ficar de molho na água com sal e vinagre. Os bichinhos subirão à superfície. Portanto, passados 15 minutos, você pode escorrer a água.
Seque bem as folhas. Salada molhada é salada sem sabor. Se preferir, a água dilui o tempero ou o molho. Só lembrando: temperar, só na hora de servir. Os sal faz com que as folhas murchem muito rapidamente.
Nariz
Para tirar o cheiro e o gosto forte da cebola, depois de cortada, deixe meia hora de molho na água com açúcar.
Pó de café tira o cheiro de cebola das mãos. O cheiro de alho desaparece se você esfregar um pouco de salsa.
Pedaços de carvão dentro da geladeira tiram aquele cheirinho desagradável.
Pele
Prepare uma vasilha com água e gelo e uma panela com água fervendo. Faça uma cruz na base de cada tomate. Coloque alguns segundos na água fervendo e passe em seguida para a vasilha com gelo. Tire a pele como se fosse quatro folhas.
Quanto ao pimentão, com a ajuda de um garfo, coloque-o diretamente na chama do fogão. A pele sai fácil.
Para o doce de abóbora em cubos não ficar enrugado, não destampe a panela até que o doce já esteja frio.
Armário
Para ter pó de café com aroma de recém-moído, basta embalar bem e guardar na geladeira.
Milho de pipoca estoura mais rápido se saído do congelador.
Mercado
Evite comprar parmesão ralado. Ele resseca mais rápido e perde o sabor. Compre um pedaço e rale na hora.
O melhor melão é o mais pesado.

Texto Anterior: O melhor da semana
Próximo Texto: Quilo com qualidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.