São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visitantes reconhecem a evolução

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo arregalando os olhos ao passar pelas máquinas importadas, boa parte do público tinha a mesma opinião: os carros brasileiros melhoraram e começam a se equiparar aos "invasores".
O comerciante Emílio Corbelini, 55, morador de Porto Alegre (RS) e dono de um Mercedes-Benz C280, um Calibra (importado GM) e um Vectra, disse estar surpreso com o bom nível dos carros nacionais.
"Os carros brasileiros eram verdadeiras carroças. Agora, melhoraram muito", disse.
Corbelini, de qualquer forma, preferiu visitar por último o estande da Mercedes-Benz. "Se passasse por lá antes, o resto do salão perderia a graça."
Já o aposentado Armando Teixeira, 51, não escondeu a satisfação de poder entrar no "roadster" (conversível para duas pessoas) Z3, da BMW. "É um dos carros mais lindos que vi em toda a minha vida", disse Teixeira, dono de um Santana 2.0 93.
Entre os modelos nacionais, Teixeira destacou dois veículos GM: Vectra e Corsa Wagon. "São carros que nada ficam devendo a muitos importados."
Outro que se encantou com o Z3 foi o industriário Walter Jonas, 50, além de destacar o Jaguar XK8. Segundo ele, o que mais impressiona nesses modelos são os detalhes de acabamento e de design.
A advogada Vanisa Machado, 23, dona de um Gol 1.000, foi ao salão ver de perto os esportivos.
"Apesar de ter um modelo'popular', adoro carros velozes e com design agressivo", disse Vanisa, depois de sentar-se diante do comando do XK8, da Jaguar. "É um carro elegante e bem luxuoso, sem ser extravagante."
Vidrada em BMW, a comerciante Silmara Sugarone dos Santos, 32, apontou o estande da marca alemã como o mais interessante da feira.
"Mas, se tivesse de comprar um, gostaria de levar o Audi A3", confidenciou.
Em relação aos nacionais, Silmara disse não ter ficado entusiasmada com nenhum.
"Quando vale a pena comprar um carro nacional, o preço é tão alto que é preferível ficar com um importado mais equipado", reclama.
Mais otimista, o corretor de seguros Cleverson Floriano, 28, afirma que a indústria brasileira tem se superado quando o assunto é o design dos carros, principalmente dos compactos.
Para ele, a linha Palio, da Fiat, é a mais bonita entre os nacionais.
"Só não gosto do Corsa Sedan, que tem linhas muito arredondadas para o meu gosto", afirma.

Texto Anterior: A opinião do público sobre os importados e nacionais
Próximo Texto: Público reconhece modernização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.