São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
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CARTAS

* "Gostaria de saber quais kits de turbo posso instalar em um Gol GL 1.8, ano 91, a gasolina, e quanto vou gastar."
Pedro E. de Oliveira Filho (Osasco, SP)
Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, o kit mais indicado para esse modelo é o da marca Larus. O kit instalado custa, em média, R$ 1.600.

* "Tenho uma Parati 95 com 7.600 km. O carro tem problemas estruturais. O painel dianteiro da carroceria apresenta rachaduras e há um cheiro forte de mofo dentro do carro, devido à infiltração de água no porta-malas. A Volkswagen quer fazer serviços de funilaria e repintura, mas não concordo. Quero um carro sem problemas."
Luiz Álvaro Sper de Almeida (Jacareí, SP)
Resposta
Segundo a Volkswagen, não foram encontrados problemas estruturais no veículo. Ainda de acordo com a montadora, o cliente foi orientado a fazer as correções na parte dianteira do carro, além de realinhar as latarias.

O leitor disse à Folha que, insatisfeito com a resposta da VW, apresentou queixa no Procon.

* "Tenho um Uno EP 96. O painel de ar e a fixação do toca-fitas caíram. A autorizada informou que o problema ocorria devido ao peso do equipamento de som e negou a troca das peças em garantia."
José Paulo Pompilha (Itu, SP)
Resposta
Segundo a Fiat, a quebra do painel foi ocasionada pela instalação do acessório fora de suas revendas.

* "Comprei um Alfa Romeo 164 Super. Todos os meses preciso retornar à revenda Autosole para consertos variados. Trocaram, inclusive, caixa de câmbio e embreagem, mas o carro continua sem estabilidade. Registrei queixa no Procon e no Decon e ajuizei ação contra a montadora e a revenda."
Ana Lúcia Ferreira Mendonça (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a Fiat, a cliente se recusa a submeter o carro para exame por um de seus técnicos.

Em contato com a Folha, a leitora afirmou que conseguiu judicialmente liminar para a troca do veículo. A Fiat propôs alugar um carro temporariamente para a cliente, mas ela não aceitou.

* "Comprei um Jeep Grand Cherokee em fevereiro do ano passado. A empresa que representa a marca no país não responde pela garantia, porque o carro foi comprado em um importador independente. Na época da compra não havia revenda autorizada da marca no país. Precisei recorrer ao Procon."
Mário Luiz Contarelli Seixas (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a Chrysler, o Código de Defesa do Consumidor atribui ao importador (no caso, a loja independente) a responsabilidade pela garantia do veículo.

* "Na revisão dos 10.000 km do meu Mille EP, a concessionária Palmares não aceitou o pagamento das despesas de óleo e fluido do radiador com o cartão Fiat/Mastercard, contrariando propaganda da montadora."
Ronaldo Acquaviva (São Caetano do Sul, SP)
Resposta
Segundo a Fiat, a situação já está regularizada.

* "Comprei um Palio 16V pelo sistema On-Line. A data-limite para entrega do veículo foi 20 de agosto. Terminou o prazo e não houve nenhuma manifestação por parte da montadora e da revenda."
José da Conceição de Sousa (Juiz de Fora, MG)
Resposta
Segundo a Fiat, o veículo foi entregue ao cliente em 13 de setembro.

O leitor confirmou a data de entrega do veículo. Informou ainda que o carro veio sem três acessórios solicitados no pedido. A montadora, segundo ele, abateu no preço do carro os opcionais e a multa de R$ 400,00 pelo não-cumprimento do prazo de entrega.

* "Não consegui encontrar em revendas autorizadas o Alfa Romeo 145 básico e o modelo Quadrifoglio pelos preços publicados no 'Guia de Preços', da Folha."
Luis Fernando Schwengber (Curitiba, PR)
Resposta
O valor publicado pelo "Guia de Preços", da Folha, são fornecidos pelas montadoras. Não inclui frete e opcionais. A Fiat informou que não importou o modelo 145 básico.

* "Sou deficiente físico e tenho dificuldade para dirigir carros sem câmbio automático e direção hidráulica. Gostaria de saber se existem kits de adaptação para todos os veículos nacionais."
Sabrina Bergoch Monteiro Sambatti (via Internet)
Resposta
Existem oficinas especializadas que fazem adaptações em qualquer tipo de carro, de acordo com a necessidade do usuário. Essas adaptações devem obedecer ao laudo oferecido pelo Detran.
As oficinas Hand Drive (tel. 011-683-3829), Cavenaghi (tel. 011-819-3739) e Homem de Mello (011-825-8386) são especializadas.
A Fiat oferece o Palio com adaptações de fábrica. O modelo pode ser encontrado em dez autorizadas. Na cidade de São Paulo, pode ser encomendado na revenda Fiorelli (tel. 011-6141-1000).

* "Qual é a montadora que edita a revista 'Panorama'."
Rafael Miranda da Silva (Volta Redonda, RJ)
Resposta
A revista "Panorama" é editada pela General Motors e sua circulação é interna. Correspondências podem ser encaminhadas à av. Goiás, 1.805, São Caetano do Sul, São Paulo, CEP 09550-900.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou pelo e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para confirmar se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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