São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
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Brasileiro prefere carro nacional

Só 38% comprariam importado

DA REDAÇÃO

O carro importado está deixando de ser o objeto de desejo do consumidor brasileiro. Segundo pesquisa Datafolha feita no Salão do Automóvel, 60% dos entrevistados disseram que, pelo mesmo preço, comprariam um carro nacional em lugar do importado. Apenas 38% optariam pelo importado, enquanto 2% não souberam responder.
Se comparados com dados da última pesquisa Datafolha, realizada no Salão do Automóvel de 1992, os números atuais revelam um mudança radical no modo de pensar do brasileiro. Em 92, o quadro era o oposto: 38% comprariam um nacional e 62%, um importado.
A modernização da indústria automobilística pode ser observada também pela avaliação positiva dos visitantes aos carros nacionais.
Este ano, 57% consideram que o carro nacional é bom para o padrão do Brasil, 23% consideram-no regular ou atrasado tecnologicamente, 18% acharam que os nacionais não devem nada aos importados e apenas 3% avaliaram-no como muito ruim.
Em 1992, o carro nacional foi considerado bom para o Brasil para 50%, atrasado para 42%, iguais aos importados para apenas 4% e muito ruim para 4%.
A atração importada
Na hora de escolher a atração importada, não houve grandes surpresas. O público optou por marcas conhecidas.
A Mercedes-Benz foi a que mais agradou, com 18%. BMW, Audi e Ferrari vêm depois com, respectivamente, 11%, 10% e 9%.
Comprovando a mítica da estrela de três pontas, a Mercedes também foi a mais citada no quesito "carros dos sonhos".
Quando perguntados qual carro comprariam se não houvesse limitação financeira, 19% dos entrevistados responderam Mercedes, contra 11% da Ferrari, 10% da BMW e 9% da Audi.

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