São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC discute sobre infecção em hospital

Governador de RR vai a Brasília

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BOA VISTA

O governador de Roraima, Neudo Campos (PPB), encontra hoje às 17h o presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele viajaria na noite de ontem de Boa Vista (RR) para Brasília.
A assessoria do governador não disse ao certo o que será discutido na audiência, mas o assunto é o surto de infecção hospitalar no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré.
O hospital registrou a morte de 36 crianças em outubro, das quais 21 foram vitimadas por infecção hospitalar, segundo o Ministério da Saúde.
Junto com o governador, segue para Brasília o secretário de Saúde de Roraima, Sérgio Pillon, que deverá se reunir com o ministro da Saúde, Adib Jatene.
Segundo a assessoria do governo estadual, Pillon já está iniciando a compra de aparelhos para a maternidade, utilizando a dispensa de licitação.
A dispensa foi permitida por ter sido decretado estado de emergência no Estado na semana passada.
A assessoria não soube informar com precisão o que está sendo comprado.
A Agência Folha não localizou o secretário ontem. Ele não compareceu à secretaria.
Inserções na TV
Desde o fim-de-semana, o governo de Roraima está veiculando em todos os canais de TV locais um comunicado sobre o surto de infecção na maternidade.
O comunicado afirma basicamente que não há novos casos de infecção hospitalar no local desde 22 de outubro e procura incentivar as parturientes a usarem a maternidade sem receio.
Segundo o assessor de comunicação do governo, Luís Fernando Santoro, o objetivo da nota veiculada é tranquilizar as futuras mães. "Tem gente com medo de ter filho no hospital devido às notícias que vêm sendo veiculadas", afirmou.
Santoro disse que a nota foi veiculada apenas durante três dias, até ontem.
Segundo ele, foram gastos cerca de R$ 4 mil com as seis inserções diárias, em cinco canais.
Santoro afirmou que o governo deve lançar uma campanha publicitária maior, "caso a imprensa local não pare de fazer sensacionalismo em torno do caso".
Comissão parlamentar
O senador Romero Jucá (PFL), que preside a Comissão do Senado que investigará o caso, disse ontem que ainda está fazendo roteiro para os trabalhos da comissão.
Além de Jucá, participam da comissão os senadores Marina Silva (PT-AC), José Bianco (PFL-RO), Sandra Guide (PPB-SC), Marluce Pinto (PMDB-RR), João França (PMDB-RR) e Carlos Wilson (PSDB-PE).
Ainda não há data para a comissão chegar a Boa Vista e iniciar seus trabalhos.

Texto Anterior: Filme "Baile Perfumado" vence festival de Brasília
Próximo Texto: Ministério da Educação autoriza criação de 11 cursos superiores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.