São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNI culpa o governo pelo desequilíbrio na balança

Entidade afirma que faltou iniciativa e rechaça novo arrocho

ALEX RIBEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou ontem documento que culpa a suposta falta de iniciativa do governo pelo déficit da balança comercial.
"O mau desempenho é reflexo da política governamental que vigorou até bem pouco tempo, caracterizada pela falta de iniciativa e de ações voltadas para a promoção da competitividade do setor produtivo e para a redução do desequilíbrio fiscal", diz o Informe Conjuntural da CNI de outubro.
A entidade também condena, antecipadamente, a possível adoção de medidas recessivas para combater a alta das importações e o déficit comercial.
"Uma retomada do processo de aperto monetário e creditício, direcionado a um reequilíbrio da balança comercial, traria sérios danos ao equilíbrio econômico-financeiro de empresas e famílias."
Para a CNI, a balança comercial está no vermelho porque faltaram ações para promover a competitividade do setor produtivo e para reduzir o desequilíbrio fiscal.
A Folha procurou ontem três ministros da área econômica (Francisco Dornelles, Pedro Malan e Antonio Kandir), mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
O documento compara o déficit do último trimestre à situação anterior a abril de 1995, e afirma que, hoje, a balança comercial encontra-se negativa em um quadro da economia que, teoricamente, deveria ter resultado bem melhor.

Texto Anterior: Lucros da Codelco recuam 39%
Próximo Texto: Pessimismo dos industriais aumenta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.