São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha Oriental tinha 'farmácia' em 76

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A extinta Alemanha Oriental montou uma verdadeira "farmácia" para atender seus atletas nos Jogos Olímpicos de 1976.
A denúncia foi feita, ontem, em Berlim, pelas autoridades que investigam as ações da Stasi, a polícia política da então República Democrática Alemã, verdadeiro poder paralelo no país.
Documentos do órgão, encontrados após a unificação alemã, dão evidências de que a Alemanha Oriental montou um esquema meticuloso na cidade canadense.
Segundo Peter Busse, funcionário do governo que chefia as investigações, "a Stasi jogou dez malas cheias de drogas e seringas hipodérmicas no rio St.Laurence".
Busse disse ainda que o material foi parcialmente destruído antes de ser dispensado para que não pudesse ser identificada sua origem, caso fosse encontrado.
O envolvimento da Stasi com o esporte já tem sido denunciado há alguns anos. Mas esses novos fatos provam que a Alemanha Oriental era muito organizada em se tratando de medalhas olímpicas.
Em Montreal, o país conquistou 90 medalhas, sendo 40 de ouro, número inferior apenas ao da então União Soviética.
Busse afirmou, porém, que muitos dos atletas eram obrigados a tomarem esteróides, substâncias químicas que melhoram a performance do corpo, mas produzem sérios efeitos colaterais.
"Existe todo um grupo de atletas da Alemanha Oriental que está sendo linchado publicamente sem que haja um motivo para isso", declarou, sem citar nomes.

Texto Anterior: Favelado fica próximo de vaga na elite
Próximo Texto: Alemãs dominaram as provas de natação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.