São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro discute curtas brasileiros

HAROLDO CERAVOLO SEREZA
DA REDAÇÃO

Estudantes dos cursos de cinema e história da USP (Universidade de São Paulo) organizam hoje debate sobre filmes de curta-metragem com os diretores Andrea Tonacci, Luiz Rosemberg Filho e Joel Yamaji.
A entrada é franca. O evento acontece no anfiteatro de história da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).
Marcado para as 18h, o debate faz parte da Semana de Curtas Brasileiros, iniciado ontem com a projeção de filmes dos cinemanovistas Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirszman.
Hoje, a semana é dedicada a diretores que iniciaram a carreira no cinema marginal. Serão exibidos vídeos de Rosemberg Filho e filmes em 16 mm de Tonacci (veja programação ao lado).
Entre os filmes de Tonacci, está "Blá Blá Blá", produzido em 1968, mesmo ano do principal marco do cinema marginal, "O Bandido da Luz Vermelha", de Rogério Sganzerla.
Além de ter seus filmes exibidos, Tonacci também é tema de vídeo realizado por Joel Yamaji, a ser mostrado amanhã, durante sessão dedicada a este diretor.
Em "Tempos do Sensível", Yamaji mostra encontro de Tonacci com o crítico e pesquisador Ismail Xavier, autor do livro "Alegorias do Subdesenvolvimento".
Revista
Para acompanhar a semana, os estudantes editaram a "Revista da Semana de Curtas", que será distribuída gratuitamente aos presentes.
Entre os colaboradores da revista está a professora da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Ilma Esperança de A. Santana, autora do livro "Cinema Operário na República de Weimar".
Na revista, Ilma escreve sobre o trabalho de Renato Tapajós, realizador de filmes produzidos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo no final da década de 70.
Liderados por Luiz Inácio Lula da Silva, os metalúrgicos realizaram, no período, greves que marcaram o final do governo do general Ernesto Geisel e resultaram na formação do PT e, posteriormente, da CUT.
Segundo Ilma, os filmes de Tapajós, assim como outros produzidos na época, "criaram um fato novo: o filme militante diretamente envolvido numa ação específica".
A professora, participa de outro debate, inicialmente marcado para amanhã, às 18h. A presença de Tapajós também está prevista.

Mostra: Semana de Curtas Brasileiros
Onde: anfiteatro de história da FFLCH-USP (av. prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, região oeste)
Quando: até sexta-feira, com sessões às 16h e às 20h. Debates hoje e amanhã, às 18h
Entrada: franca

Texto Anterior: Fialdini mostra mármores inéditos
Próximo Texto: Programação do ciclo de curtas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.