São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovem tem ereção após cirurgia

DA REPORTAGEM LOCAL

O comerciante João Carlos Mattos de Faria teve ereção ontem de manhã na parte intacta do pênis.
Faria está internado em São Paulo, no hospital Nove de Julho, no centro, onde passou anteontem por uma cirurgia de reimplante da parte cortada do pênis.
Para o cirurgião vascular Aldo Ferronato e o urologista Nelson Forjaz Júnior, que fizeram o reimplante, a ereção é um bom sinal de recuperação, mas não significa que Faria vá ter uma vida sexual normal no futuro.
"A ereção é um sinal de que está existindo integridade funcional, mas ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa", afirmou Forjaz Júnior.
Segundo ele, os testes realizados ontem de manhã mostraram que a parte reimplantada do pênis está com boa circulação de sangue e pouco inchaço, um indício de que a operação foi bem-sucedida.
Os maiores riscos agora seriam uma possível trombose (coagulação do sangue e morte do tecido) ou uma infecção, que poderiam levar a uma perda do enxerto.
Faria está consciente, mas "emocionalmente abalado", segundo os médicos. Ele está sendo medicado com fortes antibióticos para evitar o risco de infecção.
Forjaz Júnior estima que Faria possa ter alta em até 15 dias.
Condições
Forjaz Júnior afirmou que as condições em que o pedaço do pênis cortado foi mantido até a operação de reimplante ajudaram o sucesso da operação, apesar de não terem sido ideais.
O pênis foi mantido em um recipiente com gelo comum, o que pode aumentar o risco de contaminação por bactérias.
"Pelas informações que nós tivemos, o pênis foi cortado durante a relação sexual. Já existia a contaminação natural pelas bactérias existentes na vagina. O gelo foi o de menos", disse o médico.

Texto Anterior: Acusada de decepar pênis tenta suicídio
Próximo Texto: Câmara libera terreno do Cingapura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.