São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infecção em Roraima é investigada pela PF

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BOA VISTA

A Polícia Federal deve abrir inquérito hoje para apurar as responsabilidades pela morte de pelo menos 21 bebês por infecção hospitalar no Hospital Materno-Infantil de Boa Vista (RR).
A abertura do inquérito na PF (Polícia Federal) foi solicitada pelo procurador da República em Roraima, Ozório Barbosa.
Para Barbosa, é necessária a presença da PF no caso devido à morte de bebês indígenas entre os 21 atingidos pela infecção. "Os índios são tutelados pela União, o que torna federais os crimes praticados contra eles", afirmou.
Segundo o procurador, "é possível que tenha havido o crime de omissão". Além do inquérito policial, o procurador instaurou inquérito civil na esfera federal.
Segundo ele, a existência de repasses do Sistema Único de Saúde feitos para a Secretaria Estadual da Saúde também tornam o caso federal.
O governo de Roraima anunciou um convênio feito com a Prefeitura de São Paulo para "empréstimo" de médicos. Segundo a assessoria do governo, a prefeitura está "emprestando" quatro médicos para suprir a deficiência de pessoal na maternidade de Boa Vista.

Texto Anterior: RORAIMA; INCÊNDIO
Próximo Texto: Leitora pede asfalto para rua onde mora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.