São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prática é o forte dos cursos

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mas há outras diferenças. O vice-diretor da USP, Moacyr da Silva, aponta a tradição como um aspecto a ser levado em consideração.
"Essa é a escola de odontologia mais velha do Estado de São Paulo. Há toda uma tradição que não tem como ser desprezada."
O desenvolvimento da pesquisa e da produção científica são as marcas da faculdade que atestam essa tradição.
Além disso há também a infra-estrutura que a universidade oferece. Bibliotecas, consultórios, laboratórios equipados e informatizados são também o diferencial da faculdade da USP.
"Este ano contamos com 128 consultórios. O ano que vem, teremos 200".
Quanto ao curso, nos primeiros dois anos o aluno tem uma formação básica comum a todas as carreiras da área de biomédicas. A partir do terceiro é que começam as atividades práticas, chamadas clínicas.
Já o diretor do curso da Metodista, Antônio Alves Garcia, destaca na faculdade a preocupação com a formação de um profissional generalista com sensibilidade para o social.
"Embora o mercado esteja saturado de dentistas, o Brasil é o país dos desdentados. A população carente não tem condições de consultar vários especialistas. Daí a importância de um profissional generalista."
Na opinião de Garcia, a especialização deve ficar por conta dos cursos de pós-graduação.
Como na USP, os primeiros dois anos da Metodista são dedicados à teoria. A partir do terceiro começam as clínicas.
No quinto, os alunos atuam em clínicas associadas à faculdade, situadas na Água Fria (zona Norte de São Paulo), em Diadema e em São Caetano do Sul.
"É a forma de prestarmos um serviço à população carente e também oferecermos aos alunos uma experiência prática."
(CY)

Texto Anterior: Hong Kong volta para a China em 1997
Próximo Texto: Mercado de Trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.