São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC divulgará jato da Embraer

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso fará o papel de garoto-propaganda da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) para divulgar seu novo projeto, o jato EMB-145.
Em vez de ir ao Chile no avião principal da Presidência, o Sucatão (Boeing-KC-137), FHC chegará a Santiago no próximo sábado no EMB-145 prefixo PPT-ZJD.
A viagem terá ainda uma função diplomática, além da demonstração comercial. Parte da fuselagem, a cauda e os "flap" (sistemas de freagem aerodinâmica) foram construídos pelo Chile.
O avião está pintado de branco e tem faixas vermelhas e azuis -cores da bandeira chilena.
A estrutura da asa foi construída na Espanha. O rei Juan Carlos, da Espanha, estará em Santiago participando, com 14 outros chefes de governo ou de Estado, da 6ª Cúpula Ibero-Americana, até o dia 11.
O EMB-145 é um jato com duas turbinas para até 50 passageiros, destinado à aviação regional. Como tem autonomia de vôo de quatro horas e meia, torna inviável a viagem Brasília-Santiago.
Para contornar isso, FHC viajará no Sucatão de Brasília até Foz do Iguaçu (PR), onde embarca no EMB-145 para Santiago, distante cerca de 1.900 km. Na volta para Brasília, FHC usará só o Sucatão.
O PPT-ZJD que FHC usará ainda está em testes -voou 254 horas. O primeiro dos seis aviões EMB-145 construídos até agora começou a voar em agosto do ano passado.

Texto Anterior: A política de defesa nacional
Próximo Texto: Entidade deu US$ 1 mi ao esquema PC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.