São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Masculino' faz cinco anos

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O evento "Masculino na Dança", promovido pelo Centro Cultural São Paulo, completa cinco anos.
Com o objetivo de estimular a criação coreográfica, inicia hoje mais uma edição.
Até 8 de dezembro, o evento enfocará a visão masculina da dança, que costuma se alternar, ao longo do ano, com a mostra "Feminino na Dança". O primeiro programa do evento, que fica em cartaz até dia 17, reúne as coreografias "Ainda" e "Sonho que se sonha só".
"Ainda" é de autoria de Toshi Tanaka, que também interpreta a obra. Neste solo, o bailarino se inspira no "do-ho", método corporal japonês que busca os princípios básicos dos movimentos, ou seja, os gestos mais profundos e instintivos, camuflados pela intelectualidade e o racionalismo do homem moderno.
Valendo-se de um adereço tradicional -uma das máscaras do teatro nô-, Tanaka procura expressar simbolicamente diferentes situações e emoções.
A coreografia seguinte, "Sonho que se Sonha Só", é uma realização de cinco bailarinos e coreógrafos. Dividida em cinco segmentos, tem como tema a história da migração de nordestinos para São Paulo.
O primeiro segmento, "Zé, Vampiros, Primo do Zé", ao som de Chico Science, Skank e Mestre Ambrósio, é uma criação coletiva.
Lau Delgado é o autor do segundo segmento, "Escoceses". O segundo, "Boneca", é de Marcelo Bucoff, que também criou a terceira peça, "Intersecção de Quadros", dançada por ele e Paulo Goulart Filho.
O último segmento, "Dudu Mangue", é de Jorge Garcia, que interpreta a peça junto com os demais integrantes do grupo, que ainda inclui Ricardo Freire.

Evento: Masculino na Dança
Quando: de hoje até 8/12; primeiro programa, de hoje até dom e dias 13, 14, 16 e 17 de novembro (qua a sáb, às 21h30, e dom, às 20h30)
Onde: Sala Paulo Emílio Salles Gomes do Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, 1.000; tel. 270-4577)
Ingressos: R$ 5 (qua e qui) e R$ 8 (sex a dom)

Texto Anterior: Grupo "importa" dançarina Rios da Bahia
Próximo Texto: '1º Amor de um Homem' lembra seriado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.