São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Ciclone mata 465 no sudeste da Índia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um ciclone atingiu o sudeste da Índia e já matou pelo menos 465 pessoas desde anteontem.
O ministro-chefe do Estado de Andhra Pradesh (o mais atingido), Chandrababu Naidu, disse ter visto muitos corpos no chão depois de visitar as regiões inundadas pelas cheias com um helicóptero.
Ele afirmou que o número de mortos pode chegar a mil e pediu que o Estado seja declarado "região de calamidade nacional" para receber ajuda do governo central.
"Este é o pior ciclone em dez anos", disse H.S. Brahma, responsável de Andhra Pradesh pela operação de resgate e ajuda na região.
O ciclone, com ventos de cerca de 110 km/h, atingiu anteontem a costa sudeste da Índia próximo ao porto de Kakinada, destruindo casas e plantações e cortando linhas telefônicas de transporte.
Ciclone é o nome genérico dado às tempestades tropicais (como os furacões e os tufões), usado principalmente para as tormentas originadas no oceano Índico.
Ontem, a tormenta já estava enfraquecendo e indo em direção à região central da Índia.
Porto
"O porto está parado, e ninguém está trabalhando", disse um executivo em Kakinada. "O aspecto da cidade é terrível. Os postes elétricos estão caídos ao chão."
A maior parte das mortes foi causada por cheias, desabamento de casas e eletrocussões.
"O número de mortos aumenta a cada hora", disse um policial na capital do Estado, Hyderabad.
Na região de Godavari Leste, onde passa o rio Godavari, mais de 100 mil casas sofreram danos, e pelo menos 309 pessoas morreram. Um barco afundou no rio Godavari, deixando 42 mortos.
"Tivemos uma chuva de seis horas acompanhada de fortes ventos na noite passada", disse Arun Kumar, morador de Rajahmundry, em Godavari Leste. Na costa, 200 mil pessoas tiveram de deixar suas casas porque a água estava dois metros acima do nível normal.
As cheias destruíram as plantações de arroz de 85 mil km2 (duas vezes o Estado do Rio de Janeiro). Uma área de 19 mil km2 de terra cultivável também ficou alagada.
Autoridades no porto de Kakinada disseram ter visto três navios desaparecerem no mar. Escolas, escritórios e negócios ficarão fechados até o domingo.
Em 1990, 967 pessoas morreram por causa de um ciclone que causou prejuízo de US$ 650 milhões em Andhra Pradesh.
No pior ciclone da história no Estado, ocorrido em 1977, mais de 10 mil pessoas morreram.

Próximo Texto: Benazir visita marido e acusa "islâmicos"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.