São Paulo, sábado, 9 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São José do Rio Preto recebe 1º lote de coquetel contra a Aids

EDMILSON ZANETTI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

A Direção Regional de Saúde de São José do Rio Preto (451 km a noroeste de SP) recebeu ontem o primeiro lote de remédios que compõem o coquetel contra Aids.
São José do Rio Preto é a quarta cidade do país em incidência da doença, atrás de Itajaí (SC), Santos (SP) e Camboriú (SC).
Nos 92 municípios que compõem a DIR, há 4.119 portadores de HIV, dos quais 1.850 já manifestaram a doença, e 995 morreram.
Só na cidade de São José do Rio Preto são 2.568 casos, dos quais cerca de 500 sintomáticos.
O órgão da Secretaria da Saúde recebeu ontem do Estado 8.100 cápsulas de Invirase, 22.176 de Norvir e 1.080 de Crixivan, inibidores de protease que podem reduzir o número de vírus em até 90% nos primeiros meses de uso.
Associado ao AZT, ao DDI, ao DDC ou ao 3TC, que impedem a multiplicação do vírus, esses medicamentos formam o coquetel contra Aids. Os medicamentos devem ser distribuídos para cerca de 250 pacientes. Estima-se que sejam suficientes para quatro meses.
O critério para distribuição é a gravidade dos casos. A coordenadora do Programa DST/Aids da DIR, Ivone Dalbom Escanfella, diz acreditar que 30% dos doentes recebam o coquetel.
Somente os ambulatórios de saúde do Hospital de Base, do bairro Solo Sagrado e das cidades de Votuporanga, Jales e Catanduva poderão receber solicitação de pedidos do remédio.
O medicamento só pode ser distribuído para adultos. Testes em crianças e gestantes apontaram efeitos colaterais.

Texto Anterior: Ação pede que empresa trate fumante
Próximo Texto: 45 mil casas ficam sem água em Belém; Pai é acusado de matar filha de um mês na BA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.