São Paulo, sábado, 9 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefônicas fundem-se nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O acordo de fusão entre a Bell Atlantic e a Nynex, criando a maior empresa de telefonia local dos EUA e a segunda empresa de comunicações do país, teve ontem aprovação formal dos acionistas.
O acordo envolve a compra, por US$ 21,34 bilhões, da Nynex pela Bell Atlantic, mas ainda depende da aprovação de autoridades federais e estaduais responsáveis pela regulamentação do setor.
A AT&T Corp., a maior empresa de telefonia de longa distância dos EUA e também a primeira do setor, alertou ontem que a fusão produziria um "megamonopólio", que privaria os usuários do barateamento de tarifas que ocorre só quando há concorrência.
"Dois monopólios que se fundem num megamonopólio não é boa notícia para os usuários", afirma a AT&T num comunicado oficial. A empresa pede aos organismos regulamentadores que estudem o impacto da transação sobre os consumidores, tanto privados quanto comerciais.
A Bell e a Nynex oferecem serviços em 12 Estados da Costa Leste, a zona com maior número de usuários do país e que inclui cidades como Nova York e Washington.
Ray Smith, presidente da Bell Atlantic, disse que a fusão criará uma das maiores telefônicas dos EUA, "com recursos para competir em nível global". Ele espera uma aprovação para a fusão no primeiro trimestre de 1997.
O acordo é o segundo a ser fechado entre as companhias regionais norte-americanas, as chamadas "baby bells", depois da grande reforma do setor em seis décadas.

Texto Anterior: Reforma agrária: recursos humanos
Próximo Texto: Supermercados mantêm redução em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.