São Paulo, sábado, 9 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Welles faz guerra secreta

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

"O Terceiro Homem" está programado duas vezes (às 12h e às 20h) pelo Bravo Brasil. E não será exagero vê-lo duas vezes num só dia.
Existe, em primeiro lugar, o encontro de Joseph Cotten com Orson Welles.
Cotten é o escritor que procura em Viena, no pós-guerra, seu amigo negociante. Ele se encontra, em princípio, morto. Depois de muito ir e vir, Cotten o descobrirá, mas na condição infame de um traficante de penicilina (na época, um medicamento recém-descoberto).
Existe, em seguida, a direção segura que Carol Reed dá ao filme, criando uma atmosfera insalubre, noturna, de cidade do pós-guerra, onde a devastação sobretudo moral torna possível qualquer coisa.
E não será demais lembrar a música de Anton Karas, que rodou mundo e se tornou, possivelmente, mais conhecida do que o próprio filme: melodia irônica que pontua o universo deliquescente, de guerra secreta, criado por Reed.
Lembrete, também, para os assinantes do Multishow: "O Cavaleiro do Destino", de 1933, que passa às 6h, é um filme da fase desconhecida de John Wayne, e um série "B" com apenas 50 minutos de duração. Mas para os fãs de Wayne são 50 minutos imperdíveis.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Morte do pedreiro acaba em promoção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.