São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula quer frente com Itamar e Ciro

PT quer participar da comissão da reeleição

LUCIO VAZ
ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

O ex-presidente nacional do PT Luís Inácio Lula da Silva defendeu ontem a participação do partido na comissão especial da reeleição da Câmara e a articulação de uma grande frente partidária para a eleição presidencial de 98, incluindo setores do PDT, PMDB e PSDB.
Participariam dessa frente o ex-presidente Itamar Franco e o ex-governador Ciro Gomes (CE). "Temos que conversar com eles, até para saber o que eles pensam", disse Lula em Florianópolis (SC), onde participou de comício do candidato Afrânio Boppré (PT).
Ele considera que a grande lição das eleições de 96 é a necessidade de ampliar as alianças das esquerdas:
"É preciso que a gente destine mais tempo para discutir uma aliança em 98, quem sabe ainda no primeiro turno".
Segundo ele, a discussão deve começar logo: "Temos que discutir isso já a partir de 97. A direita tem um objetivo comum: não sair do poder. Ela se junta quando é pressionada. A esquerda deveria ter outro objetivo: chegar ao poder".
Lula justificou a abrangência da frente: "Os partidos não são iguais no Brasil. Temos vários PMDBs, vários PSDBs. Precisamos conversar com essas pessoas que estão desgarradas dos partidos".
Lula admitiu que pode ser candidato a presidente da República em 98. "Não estou candidato, mas não posso descartar isso."
Ele afirmou que prefere ser apenas "cabo eleitoral" em 98. "Gostaria que o PT encontrasse outro candidato".
Ele explicou por que deseja ver o PT na comissão da reeleição: "Mesmo sendo contra, o partido deveria entrar para interferir. Devemos estar presentes para tentar propor as mudanças necessárias e tentar aprovar, na pior das hipóteses, o referendo popular".

Texto Anterior: Lula, o Aposentado
Próximo Texto: FHC nega ter desdenhado Sarney
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.