São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Rei" não autorizou PPB a usar música na TV, diz assessor

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Autor da música "Amigos", feita em 1983 em parceria com Erasmo Carlos, o cantor e compositor Roberto Carlos não foi consultado sobre seu uso na campanha eleitoral do candidato do PPB à Prefeitura de São Paulo, Celso Pitta.
Homenageado por Roberto na canção, e detentor de 50% sobre os direitos autorais, Erasmo Carlos, o "amigo de fé" da música, também não foi ouvido pelos coordenadores da campanha pepebista.
Seu filho Leonardo, que atua como seu empresário, soube do fato ontem por meio da imprensa e ficou de avisar o músico.
Segundo o advogado José Antônio Soares, da Sony Music Edições Musicais, que cuida dos direitos autorais da dupla, qualquer decisão vai depender dos dois artistas.
"Eles são os autores, cabe a eles decidir o que fazer", explicou o advogado, que pretende primeiro examinar o conteúdo do que foi exibido no horário eleitoral.
Ontem mesmo, a empresa requisitou uma cópia do programa, levado ao ar na segunda-feira.
A decisão deve demorar, já que Roberto Carlos está nos EUA e o advogado da Sony, José Antônio Soares, quer que ele veja a fita.
No escritório do advogado particular do compositor, Reinaldo Ramalho, a informação ontem era de que ninguém havia autorizado a utilização da música.
Segundo Soares, se ficar configurada a violação de direito autoral, os responsáveis pelo programa poderão responder a uma ação de responsabilidade civil.
Outro lado
Duda Mendonça, responsável pela propaganda de Pitta, disse que Roberto Carlos autorizou, anteontem, o uso da música.
"O prefeito Maluf falou pessoalmente com o Roberto, que está em Miami, e ele deu a autorização. Somos cuidadosos e não usaríamos a música sem autorização", disse.

Texto Anterior: Como foi o último dia de programa eleitoral na TV
Próximo Texto: 'Pittetes' vão à Justiça por atraso salarial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.