São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Grupo francês dança "penso, logo existo"

Brasileira e alemão dirigem espetáculo

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Chega hoje a São Paulo "Pendant que j'y Pense", um dos melhores espetáculos da 7ª Bienal Internacional da Dança de Lyon (França), de setembro passado.
"Pendant que j'y pense", inspirada na dedução "Penso, logo existo", do filósofo Descartes, é uma criação da companhia francesa À Fleur de Peau, dirigida pela brasileira Denise Namura e pelo alemão Michael Bugdahn.
O espetáculo não realiza na cidade a temporada que merece. Em cartaz só por dois dias, será apresentado num palco menor que o exigido pela produção original.
Aproveitando a estada no Brasil por causa de uma turnê promovida pelo Sesc no interior de São Paulo, "Pendant que j'y Pense" não conseguiu, nesta época do ano, obter a sala de espetáculos ideal para suas dimensões.
No entanto, o grupo acha que a adaptação feita para a pequena sala do teatro Sesc Ipiranga pode criar um clima mais intimista.
Na simbiose de linguagens promovida pelo grupo, nenhuma expressão perde para a outra.
Dança, teatro ou mímica, todas aparecem muito bem delineadas e valorizadas. Juntas, ganham uma intensidade peculiar, revelando novas possibilidades cênicas e de interpretação.
Não à toa, a Compagnie À Fleur de Peau vem conquistando prêmios na Europa, além de projeção entre os atuais talentos da nova dança francesa.
A partir da condição humana como temática principal, o grupo desenvolve situações e enredos em que o humor inteligente também assume papel fundamental.
Num jogo de interligações pontuado pelo equilíbrio, o À Fleur de Peau vem depurando suas pesquisas. É o que fica comprovado em "Pendant que j'y Pense", que mostra as confusões provocadas pelos labirintos do pensamento.

Espetáculo: Pendant que j'y Pense
Onde: Sesc Ipiranga (rua Bom Pastor, 822, tel. 273-1633)
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Quanto: entrada franca (retirar ingressos com antecedência)

Texto Anterior: Top 10 do rock americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.