São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Jogo high-tech nasce na ponta do lápis

GISELE RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Lápis e papel. Criados há séculos, banais até nas tarefas cotidianas de um pré-escolar, esses objetos são essenciais no processo de produção de um jogo em CD-ROM.
São com esses instrumentos -o lápis foi inventado em 1564 pelos ingleses; o papel, há mais de 5.000 anos, pelos egípcios-, que os designers gráficos traçam todas as cenas de um jogo antes de transportá-las para o computador.
PCs equipados com processadores velozes e até 128 Mbytes de RAM, recheados com softwares para criação de imagens 3D e para digitalização de sons, completam o arsenal das produtoras.
O processo pode ser longo. A inglesa The Bitmap Brothers levou três anos e meio para fazer "Z", um faroeste com robôs. Já "MechWorrior 2" demorou 30 meses.

LEIA MAIS sobre como são feitos os jogos em CD-ROM nas páginas 5-9, 5-10 e 5-11

Próximo Texto: Chip mais barato; Leitor de e-mails; Chip Samsung; Sobrecarga on line
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.