São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Klik&Play' ajuda a criar jogos em casa

ARMANDO DE OLIVEIRA FORTUNA; MÔNICA CRISTINA MARCUCCI
EDITORES

Programa permite escolher enredo, combinar cenários e personagens, definir ações e estabelecer pontuação

O pacote possui editores que auxiliam na montagem das diversas etapas do jogo. Merecem destaque o Editor de Guião, o Editor de Nível e o Editor de Eventos.
O Editor de Guião é o editor inicial. É a partir dele que se definem quantos e quais os níveis que terá o jogo. Com esse editor pode-se adicionar ou remover níveis.
O Editor de Nível permite a rápida e fácil inserção das figuras que vêm com o pacote. São dezenas de figuras de qualidade: fauna e flora, pessoas, astronautas, insetos, aviões, navios, personagens de horror, dinossauros etc.
Muitas das figuras são animadas, possuindo movimento predefinido. Também é possível definir uma figura qualquer com a respectiva animação.
Além disso, o Editor de Nível permite definir ações relativas ao movimento de personagens e objetos. Por exemplo: o trajeto de uma pessoa ou qual periférico (mouse ou teclado) controlará o movimento de uma bola.
Já o Editor de Eventos define os eventos que acontecem quando condições determinadas pelo usuário são satisfeitas.
Por exemplo, o contador de pontos será ampliado quando a bola entrar no gol, o contador de vidas será reduzido quando o seu personagem "morrer", será criada uma explosão quando houver colisão entre projétil e nave.
Sons e imagens
O "Klik&Play" fornece um extenso leque de sons e músicas.
Utiliza arquivos de som no formato .wav e .mid, o que permite ao usuário utilizar sons ou músicas de outros programas.
É possível a inserção de sequências de animação (filmes) no formato .flc e .fli, para serem tocadas durante o jogo. Também pode-se importar imagens gráficas geradas por outros programas.
Executável
Após o jogo pronto, é possível criar um arquivo executável, possibilitando ao usuário brincar com o jogo em um computador que não disponha do "Klik&Play".
Segundo informações contidas no pacote, os jogos criados podem ser distribuídos gratuitamente, ou seja, o usuário não pode ter lucro com eles. Uma licença especial para venda dos jogos criados pode ser conseguida com o fabricante ou com o distribuidor.
Documentação
O programa recebido para teste estava em português (de Portugal); o manual, em inglês. Seria interessante que também o manual fosse em português, para facilitar o uso por pessoas que não dominam o inglês.
Essa diferença também dificulta a procura de tópicos no manual. Por exemplo: no texto, há uma referência ao botão TOOLS, mas o que aparece na tela é o UTIL.
Uma dificuldade com o manual é a falta de exemplos práticos de como montar, usando o Editor de Eventos, ações que ocorram em muitos jogos, como explosões.
O manual é detalhado nas facilidades que o "Klik&Play" oferece para a criação de jogos e poderia ser aperfeiçoado com a adição de mais exemplos práticos.
Em geral, porém, através de tentativa e erro, é possível definir ações que fazem o que se quer. Em último caso, pode-se recorrer aos jogos de exemplo que vêm com o Klik&Play, para ver-se como ações são definidas.
Acompanhando o "Klik&Play", há uma fita de vídeo com uma videoaula sobre o programa. A videoaula apresenta a construção de um jogo de futebol simplificado, não sendo seu objetivo ensinar todos os comandos do "Klik&Play". É muito útil para o usuário iniciante, suprindo, parcialmente, a falta de exemplos práticos no manual.

Armando de Oliveira Fortuna (fortuna@lcad.icmsc.sc.usp.br) é PhD em computação pela Universidade de Manchester e mestre pela Unicamp. É professor do ICMSC-USP. Mônica Cristina Marcucci (monica@icmsc.sc.usp.br) é graduanda em ciência da computação pelo ICMSC-USP.

Texto Anterior: Confira as novidades em NC
Próximo Texto: Conheça o Klik&Play
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.