São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Coração vermelho; O duelo; Sangue quente; Jogo perigoso; Trincheira armada; Desgraça alheia; Ranking judiciário; Recuperando o atraso; Efeito Serra; Garantia de poder; Desculpa arrumada; Guinada à direita; Perigo paroquial; Reserva estratégica; Pijama militar; Síndrome de Fleury; Farra do boi

Coração vermelho
FHC votará em Erundina (PT) amanhã. Um tucano diz a razão: "Relações pessoais e históricas".

O duelo
Serjão foi aconselhado a não responder aos ataques que Maluf deve desencadear após a provável vitória de Pitta em São Paulo. Mas um ministro tucano acha que ele não vai se segurar.

Sangue quente
Um amigo de Itamar diz que o ex-presidente anda furioso com uma coisa. Está doido para arrumar uma briga com FHC, mas o presidente evita o conflito.

Jogo perigoso
A estratégia malufista na eleição para a presidência da Câmara é vetar Michel Temer e ameaçar votar em Inocêncio (o que atrapalharia os planos de ACM no Senado) para que Luiz Carlos Santos apareça como a solução.

Trincheira armada
Nas contas de João Natal (PMDB-GO), dois terços dos deputados do partido na Câmara já estão fechados com o líder Michel Temer para a reunião do dia 27, que escolherá o candidato da bancada à presidência da Casa.

Desgraça alheia
Setores da esquerda do PT comemoraram o pedido de aposentadoria especial de Lula. Acham que desgastará sua imagem e que diminuirá sua influência no partido.

Ranking judiciário
Por conta da polêmica sobre o provão, foi feito um levantamento entre os 11 ministros do STF: 10 estudaram em universidades públicas e apenas 1 em instituição particular (Néri da Silveira, na PUC gaúcha).

Recuperando o atraso
Reunido com os líderes governistas, anteontem, FHC pediu que não fossem medidos esforços para votar a reforma administrativa ainda neste ano.

Efeito Serra
Provável derrotado na eleição em Belo Horizonte, o tucano Amílcar Martins, ex-secretário de Eduardo Azeredo (MG), deve voltar ao cargo de vereador.

Garantia de poder
Para fechar o projeto da lei geral de telecomunicações, a ser enviado ao Congresso nos próximos dias, Serjão precisa desatar um nó: achar fórmula jurídica que vincule o órgão regulador ao Ministério das Comunicações.

Desculpa arrumada
Bispos católicos da ala conservadora, com trânsito no Vaticano, dizem que d. Paulo Evaristo Arns está com a saúde debilitada. O que impediria que o papa estendesse sua permanência na Arquidiocese de São Paulo.

Guinada à direita
Bispos conservadores avaliam que a arquidiocese paulistana vive um "fim de feira". Atribuem o fato à saúde de d. Paulo e à certeza de que o próximo cardeal inverterá a prioridade. Entra a religiosidade. Sai a ação social.

Perigo paroquial
Pesquisa do PFL junto aos cem deputados do partido revelou que a sucessão nos Estados e municípios é um risco à emenda da reeleição. A maior parte dos 21 votos contra é de insatisfeitos com governadores e prefeitos.

Reserva estratégica
Se precisar substituir o relator da emenda da reeleição, o líder Inocêncio Oliveira (PFL-PE) tem dois nomes engatilhados: Vic Pires Franco (PA) e João Mellão Neto (SP). Mais experiente, Mellão leva ligeira vantagem.

Pijama militar
Além de Itamar, Sarney e Aureliano Chaves, o manifesto contra a privatização da Vale do Rio Doce terá também a adesão do general Leônidas Pires Gonçalves e do brigadeiro Ivan Frota.

Síndrome de Fleury
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, dificilmente vai conseguir a Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná, como quer. As relações dele com o governador Jaime Lerner (PDT) estão cada vez piores.

Farra do boi
Para comemorar sua vitória, em Contagem (MG), e a de Célio de Castro (PSB), na capital, Newton Cardoso (PMDB) vai abater 20 vacas e distribuir 10 mil litros de chope, na sexta. Não nem espera a abertura das urnas.

TIROTEIO
Do líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), sobre Maluf trabalhar contra a emenda que permite reeleição para FHC:
- Com medo de enfrentar o Fernando Henrique em 98, ele transformou a questão em um problema político-eleitoral.

Próximo Texto: Ao pé da letra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.