São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
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Pressão dos pais é ruim, diz dirigente

Morte de piloto foi 'fatalidade'

DANILO VALENTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A criança não deve ser pressionada pelos seus pais para começar a competir com kart. A afirmação é do presidente da Federação Internacional de Kart (FIK), Ernest Buser.
No Brasil, a idade mínima permitida para competições é oito anos. No resto do mundo, o limite é de 12 anos.
"Um menino ou uma menina só deve começar a pilotar um kart quando tiver condições de decidir por si mesma. Não deve começar a correr só por imposição dos pais".
No último domingo, durante prova da categoria em Manaus, no Amazonas, Carlos Eduardo Azevedo, 12, se envolveu em acidente, que provocou sua morte.
Na volta inicial, ao tentar ultrapassar Wandermarkison Almeida, 12, seu kart capotou três vezes e Carlos fraturou a coluna vertebral.
Para os membros da Confederação Brasileira e da Federação Internacional da modalidade, a morte de Azevedo foi uma fatalidade.
Buser esteve ontem em Cotia (35 km a oeste de São Paulo), onde participou de vistoria na fábrica de karts ZF, de propriedade do ex-piloto Zeca Giaffone, e da apresentação do kartódromo Granja Viana.
Os equipamentos foram aprovados mas, em relação ao kartódromo, Buser disse que não pôde analisar a pista de forma detalhada.
"Dá para perceber que quem projetou a pista tem conhecimento. É uma pista muito bem desenhada, com curvas bem-feitas", disse Buser.
A pista será inaugurada com uma prova do Campeonato Paulista e, depois, será vistoriada por membros da Federação Internacional para ser liberada para provas internacionais.
Segurança
Marcelo Hirsch, diretor da Giaffone Bros, equipe da Indy Lights, disse que, no Brasil, os karts têm 125 cc e alcançam uma velocidade máxima de 130 km/h.
Essa norma é diferente no mundo todo. Para as provas internacionais, são usados motores de 120 cc.
Os principais itens analisados em uma pista de kart são as áreas de escape, a largura (no mínimo de 8 m), a colocação das zebras e a inclinação das curvas.
As normas de segurança descartam o uso de cinto de segurança.
"Com o cinto, em caso de acidente, o piloto fica preso ao kart e pode se machucar", disse Hirsch.
Para 98, há a possibilidade de os karts serem equipados com pára-choques traseiros.

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