São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiro negro eleito prefeito de SP já busca eleitores para o ano 2000

DA REPORTAGEM LOCAL

Celso Roberto Pitta do Nascimento, 50, comemorou publicamente a vitória às 17h05 de ontem. "Vamos dar continuidade à administração Paulo Maluf. O resultado prova que a população quer uma política de resultados, e não política de ataques", disse na casa do secretário municipal Edevaldo Alves da Silva.
Pitta reafirmou que manterá os principais secretários da atual administração e que Maluf será um "conselheiro" de seu governo.
A prioridade inicial da gestão, segundo o prefeito eleito, será a luta para dar poder de polícia de fato à Guarda Civil Metropolitana.
"Esse é o meu futuro eleitor do ano 2000", disse o candidato sobre uma criança, cerca de sete horas antes do início da contagem dos votos.
Apesar do erro de avaliação -já que o menino Jonas de Jesus da Silva terá apenas 9 anos na virada do século-, Pitta pela primeira vez assumiu seu favoritismo e, ainda que por descuido, suas pretensões para o futuro.
"Não tenho dúvidas de que serei eleito. As pesquisas irão se confirmar à noite, na apuração", disse o candidato, que tem se declarado favorável à emenda da reeleição, desde que a medida seja válida para os três níveis de governo.
Autonomia
Pitta fez questão de mostrar independência em relação a Paulo Maluf, seu padrinho político.
"Meu grau de autonomia será total. Na medida em que a população me elegeu, eu estarei de fato no comando da cidade. O prefeito deverá ser o meu conselheiro principal, mas a gestão estará sob minha responsabilidade."
A respeito do desaparecimento do documento do Ministério da Fazenda sobre operações da Prefeitura de São Paulo com títulos municipais, o candidato foi breve.
"É um episódio prosaico. Essa operação já foi auditada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), que atestou sua regularidade e o fato de ter dado lucro e não prejuízo, conforme havia sido alegado."
Acompanhado pela mulher, Nicéa, Pitta votou na zona sul da cidade e foi saudado por eleitores.
O casal viaja hoje para a Europa e Estados Unidos, onde ficarão por duas semanas.

Texto Anterior: Petista tem os votos de José Serra e Mário Covas
Próximo Texto: Maluf diz que 'volta por cima'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.