São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP, Rio e BH fazem 'reeleição'; Pitta é primeiro negro eleito

DA REDAÇÃO

Celso Roberto Pitta do Nascimento, 50, tornou-se ontem o primeiro prefeito negro eleito de São Paulo. Com 99,92% das urnas apuradas, o candidato do PPB tinha 62,28% dos votos válidos, o que correspondia ao apoio de 3.175.614 eleitores. Luiza Erundina, 62, do PT, teve 37,72% (1.922.947 votos).
"Vamos dar continuidade à administração Paulo Maluf. O resultado prova que a população quer uma política de resultados, e não política de ataques", disse o prefeito eleito, às 17h05, logo após o encerramento da eleição.
Pitta reafirmou que manterá os principais secretários da atual gestão e que Maluf será apenas um "conselheiro". "Meu grau de autonomia será total. Na medida em que a população me elegeu, estarei de fato no comando da cidade."
Pitta é o primeiro prefeito negro eleito, mas não o primeiro a governar São Paulo. Paulo Lauro, outro negro, administrou a cidade de 29 de agosto de 1947 a 25 de agosto de 1948 indicado pelo então governador Ademar de Barros.
Luiza Erundina, do PT, reconheceu sua derrota às 17h30. Disse que continuará fazendo oposição ao malufismo.
Os atuais prefeitos das três principais cidades do país conseguiram fazer seus sucessores. Além de Maluf, que elegeu Pitta, Cesar Maia (PFL) fez Luiz Paulo Conde vitorioso no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte, o petista Patrus Ananias vai entregar o governo a Célio de Castro (PSB), que foi seu vice.

Texto Anterior: PT é o partido que soma mais derrotas
Próximo Texto: PT é o partido que soma mais derrotas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.