São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belinati é prefeito da cidade pela 3ª vez

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O radialista Antônio Casemiro Belinati (PDT), 53, é o novo prefeito de Londrina.
É a terceira vez que Belinati (marido da vice-governadora do Paraná Emília Belinati) é eleito prefeito de Londrina.
Às 19h30 de ontem, totalizados 97% dos votos, Belinati tinha 49,81%, contra 45,09% para seu concorrente, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB).
Belinati, que votou às 8h15 no colégio Máxi (região central de Londrina), passou o dia ontem tentando conter o otimismo de seus partidários.
Segundo ele, a vitória "só poderia ser comemorada ao final da apuração".
Redução no IPTU
No final da tarde de ontem, porém, já se considerando prefeito eleito, Belinati disse que irá conceder desconto de 30% no IPTU ao assumir a prefeitura, "pois a população está muito sofrida com a falta de empregos".
Belinati disse que irá, até o final deste ano, buscar recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para criar um parque industrial em Londrina "e reverter o quadro de desemprego na cidade".
Segundo Belinati, ele juntamente com o governo Jaime Lerner irão desapropriar uma área de 400 hectares na zona norte de Londrina para "criar esse moderno parque industrial".
Indústria secreta
Belinati prometeu anunciar, em breve, a instalação de uma indústria de grande porte em Londrina. Segundo ele, a discrição é fundamental para o sucesso das negociações.
Citou como exemplo o trabalho, considerado por ele discreto, do governador Jaime Lerner, para conseguir a ida da montadora francesa de carros Renault para o Paraná.
Belinati recebeu às 19h de ontem o governador Jaime Lerner, que se deslocou de Curitiba para comemorar a única vitória do PDT nas dez principais cidades do interior do Paraná.
O governador Jaime Lerner afirmou ontem que a vitória de seu candidato Belinati "é o início da colheita do governo estadual após dois anos de reestruturação do Paraná".
Derrotado
O candidato derrotado, deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), passou a tarde de ontem acompanhando apurações paralelas em seu apartamento na região central de Londrina.
Em entrevista coletiva concedida à imprensa, Hauly disse que trabalhou para vencer a eleição, "mas que respeitava a vontade do povo, que elegeu o candidato adversário".
Cabos presos
A eleição de Londrina foi marcada pela detenção de 331 cabos eleitorais, que insistiam em fazer boca-de-urna.
Entre os detidos pela Polícia Militar estavam o prefeito de Ibiporã, município da região metropolitana de Londrina, Dorival Martins (PMDB), que apoiava o candidato Luiz Carlos Hauly, e o vereador de Curitiba Marcelo Almeida (PTB), que apoiava Antônio Casemiro Belinati.
Marcelo Almeida é filho do empreiteiro Cecílio Rego de Almeida, dono da construtora CR Almeida.
Urnas
As urnas eletrônicas instaladas na votação não apresentaram problemas ontem em Londrina.
Segundo a Justiça Eleitoral na cidade, apenas oito urnas precisaram ser substituídas no início das votações.

Texto Anterior: Pededista vence pela segunda vez
Próximo Texto: Candidato do PT sai vitorioso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.