São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nobel quer que FHC defenda liberação

Líder vai cobrar posição mais firme do Brasil

RUI NOGUEIRA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diplomata José Ramos-Horta, líder da resistência timorense e prêmio Nobel da Paz deste ano, vai fazer um pedido concreto ao presidente Fernando Henrique Cardoso no encontro de amanhã, às 17h, no Palácio do Planalto.
Ramos-Horta não se alinha com os grupos que exigem corte de relações diplomáticas e sanções comerciais à Indonésia como forma de adesão à causa de Timor-Leste.
Ele vai pedir que FHC, defenda, de imediato, a desmilitarização do país, ex-colônia portuguesa invadida por tropas indonésias em 75.
O diplomata, que dividiu o Nobel com o bispo católico Ximenes Belo, também timorense, vai dizer, se for preciso, que a postura brasileira na ONU (Organização das Nações Unidas), em defesa da independência de Timor-Leste, foi mais enfática no regime militar do que é hoje no governo de FHC.
Ramos-Horta gosta de lembrar que em 1982, no governo do general Figueiredo, foi o diplomata brasileiro Sérgio Correia da Costa quem apresentou um projeto de resolução na Assembléia Geral da ONU condenando a Indonésia.
"A Indonésia protestou e fez diligências em Brasília, mas o Brasil manteve-se firme, não pestanejou", recordou Ramos-Horta recentemente, em artigo para o semanário português "Expresso".
Nada o irrita mais que resumir a causa do país à defesa da língua portugesa. No artigo, ele ironizou:
"O povo timorense não luta e morre só para que alguns turistas brasileiros não venham a ter dificuldades de comunicação se decidirem passear por aquela relíquia do império português".
A Indonésia mantém uma ocupação militar ostensiva na ilha. A parte oriental, com 750 mil habitantes, teve uma semana de independência. Para Ramos-Horta, a imediata desmilitarização dos 14.925 km2 de Timor-Leste é o início de qualquer negociação em respeito às resoluções aprovadas pela ONU e jamais cumpridas pela Indonésia.

Texto Anterior: Argentina, México e Brasil
Próximo Texto: NEGÓCIOS; RISCOS; FIESP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.