São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lideranças malufistas são derrotadas na região

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

A vitória do tucano Maurício Soares na disputa pela Prefeitura de São Bernardo frustrou a intenção do prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PPB), de formar uma ampla base política em um tradicional reduto petista.
Entre os líderes políticos mais importantes do Estado, Maluf sai como o grande perdedor da eleição municipal da região do ABCD.
Em São Bernardo, o grupo político ligado ao prefeito da capital foi duplamente derrotado. No primeiro turno, o candidato Waldir Cartola (PTB), que usava o apoio de Maluf como maior arma política, ficou em quarto lugar, com 12,57% dos votos válidos.
No segundo turno, o PPB aliou-se ao pefelista Tito Costa, que também foi derrotado.
Nas outras cinco cidades, venceram candidatos ligados à centro-esquerda. O PT fez os prefeitos de Santo André, Mauá e Ribeirão Pires, e dois ex-petistas venceram em São Bernardo (Soares, do PSDB) e Diadema (Gilson Menezes, do PSB).
Os apadrinhados de Maluf nessas cidades, que prometiam implantar versões locais de projetos como o PAS (Saúde) e Cingapura (Habitação), não conseguiram tirar proveito da imagem do prefeito paulistano.
Em 92, apenas um prefeito considerado de esquerda foi eleito (José de Filippi Júnior, do PT de Diadema). "Os resultados na região demonstram que existe uma grande rejeição à figura de Maluf, mesmo com sua popularidade na capital", afirmou Soares, prefeito eleito de São Bernardo.
Para a cientista política Maria Victoria Benevides, filiada ao PT, Maluf tem uma dificuldade histórica de transferir votos no ABCD.
"As cidades do ABCD têm um caráter ambíguo. São grandes centros urbanos integrados à região metropolitana, mas possuem um eleitorado que preza as lideranças locais, como nas cidades do interior", afirmou.

Texto Anterior: Tucano aposta em 'amizade'
Próximo Texto: Para malufistas, vitória é o início de caminhada para o Palácio do Planalto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.