São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filha tem críticas à gestão do pai no comando da prefeitura

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA

A deputada estadual Luciana Genro (PT), 25, filha do prefeito Tarso Genro, faz críticas à administração do seu pai, embora a considere a melhor que Porto Alegre já teve.
Integrante da tendência petista Corrente Socialista dos Trabalhadores, originária da Convergência Socialista (expulsa do PT), ela disse que a atual gestão se "omitiu" na última greve geral, em junho.
"A greve poderia ter sido muito mais forte se a prefeitura tivesse participado da organização, pois existe em Porto Alegre um sentimento de oposição ao governo", afirmou.
Segundo a deputada, o orçamento participativo, principal instrumento da administração petista na capital gaúcha, "é um passo importante" na democratização da gestão pública, mas ainda muito limitado.
"A população decide sobre uma pequena parcela do orçamento", declarou.
Na avaliação que faz de seu governo, o prefeito Tarso Genro considera que um dos melhores momentos da administração foi "a combinação do orçamento participativo com o projeto Cidade Constituinte".
No mesmo balanço, o pai de Luciana avalia que a passagem mais difícil vivida por ele foi a negociação salarial com o funcionalismo após a implantação do Plano Real, em 1994. Genro disse que à época o caixa da prefeitura estava "profundamente pressionado".
Luciana condena o comportamento eleitoreiro da tendência PT Amplo e Democrático, a qual seu pai estaria alinhado.
"O fato de já haver nomes na rua para o governo do Estado e Presidência é uma expressão do desvio eleitoralista (eleitoreiro)", disse.
Para ela, bons momentos da gestão Genro foram manifestações contra a privatização do Banco Meridional e da CRT (Companhia Riograndense de Telecomunicações).
(CAS)

Texto Anterior: Para Tarso Genro, PT gaúcho deve ser referência à renovação do partido
Próximo Texto: Pitta não era o candidato de Maluf, e Duda ameaçou abandonar campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.