São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tirania do 'tem de' oprime

DA REPORTAGEM LOCAL

Para a sexóloga Maria Helena Matarazzo, os homens ainda sofrem da "tirania do tem de".
"Os meninos crescem ouvindo que 'tem de' ser forte, ter sucesso, vencer a qualquer preço e chegar em primeiro lugar -não de vez em quando, mas sempre", explica.
Para a sexóloga, esse rígido padrão de masculinidade exige que o homem seja frio, duro e insensível.
"Acredita-se que quanto mais dor um homem for capaz de suportar, quanto mais álcool ingerir, quanto menos ajuda pedir e quanto mais reprimir suas emoções, mais homem ele será", diz.
Machismo mata
Segundo Matarazzo, esse ideal masculino de se manter frio baseia-se em uma ilusão: a suposição de que as emoções podem ser contidas ou postas de lado.
"As emoções recalcadas mais cedo ou mais tarde explodem, fisica ou psiquicamente. Os homens precisam respeitar o seu corpo, e isso significa ouvir as mensagens que ele manda. Esse desligamento aumenta a probabilidade de doenças, acidentes e mortes", avisa.
Para a sexóloga Marta Suplicy, uma forte cobrança que recai sobre os homens é a necessidade de apresentar um desempenho sexual impecável.
"Homens podem falhar sexualmente. Eles têm o direito de brochar sem ser envolvidos por uma atitude de rejeição ou complacência, que é muito comum", diz. "E não devem ser vistos como os únicos responsáveis pelo orgasmo."

Texto Anterior: EUA mantêm serviços de apoio ao homem
Próximo Texto: Casal reveza no sustento da família
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.