São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro aconselha mulher a ser difícil

CLÁUDIA TREVISAN
DE NOVA YORK

Seja difícil, quase inatingível. O conselho, que costumávamos ouvir de nossas avós, está sendo seguido à risca por americanas interessadas em casar e ter filhos.
O país da revolução sexual e do movimento feminista transformou em best seller um livro que pretende condensar a fórmula da sedução em 35 regras baseadas em um pressuposto: homens gostam de desafios e de comando.
"The Rules: Time-tested Secrets for Capturing the Heart of Mr. Right" (As Regras: Segredos Testados Para Conquistar o Coração do Homem Ideal) é o mais vendido do "The New York Times", na categoria auto-ajuda. Também é o campeão do "USA Today".
A editora Warner Books imprimiu 900 mil cópias do livro, lançado no ano passado em uma versão com capa dura. "The Rules" é best seller desde seu lançamento em "paper back", versão mais barata.
Contra-senso
As regras parecem um contra-senso no país em que as mulheres se destacam nos negócios e na vida pública.
Isso não é um retrocesso? Não, afirma Christina Hoof Sommers, professora de filosofia da Universidade de Clark, em Worcester (Massachusetts), e autora do livro "Who Stole Feminism?".
"Muitas americanas, especialmente as mais jovens, perderam a arte de ser sedutoras", diz Christina, 46, casada e mãe de dois filhos.
Ansiedade
As mulheres não só devem deixar que os homens tomem a iniciativa. Devem ser auto-suficientes, tranquilas e misteriosas.
O livro dá algumas dicas práticas para esconder a ansiedade. A regra nº 8, por exemplo, diz: "Preencha seu tempo antes de um encontro".
Leia, vá à manicure, tome um banho de banheira. Faça qualquer coisa, menos ligar para suas amigas e conversar sobre o encontro que você terá. Também é proibido visitar sua mãe, sua avó ou qualquer outra pessoa que não veja o momento de você casar e ter filhos.
"Casamento" é uma palavra proibida -pelo menos nos primeiros encontros. "Não mencione essa palavra nem para dizer que seu irmão se casou recentemente."
Homem ideal
Ao estabelecer regras para as mulheres, o livro acaba traçando o perfil de homens aparentemente em extinção -seguros, agressivos, que telefonam, escolhem o restaurante, abrem a porta do carro para você e pagam a conta.
Christina reconhece que esse modelo está um pouco abalado. "Muitos americanos estão com medo. A masculinidade é atacada nesse país", afirma.
As autoras reconhecem que muitas regras parecem ridículas e deslocadas no tempo. E apresentam regras para defendê-las.
Essa é a função das regras de nº 27 e 31: "Obedeça às regras mesmo se seu pais e amigos acharem que é loucura" e "Nunca discuta as regras com seu terapeuta".

Texto Anterior: Brincar de boneca é tabu para meninos
Próximo Texto: As principais regras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.