São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brincar de boneca é tabu para meninos

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

João costuma brincar de estar "grávido" e se diverte fazendo de conta que dá de mamar à sua boneca preferida. No quarto cor-de-rosa, ele mesmo monta a casinha da Barbie. João tem 2 anos.
Maria, a irmãzinha de 4, gosta tanto de boneca quanto de chutar bola. Na casa, os brinquedos são comuns.
A família -que diz não estimular nem reprimir as brincadeiras- vê nesse jogo um fato positivo. "O menino precisa brincar de boneca e de casinha como as meninas", diz o pai e psicoterapeuta Paulo Silveira, 42.
Para ele, trata-se de um aprendizado para a futuro paternidade.
"À medida em que os meninos receberem permissão para brincar de casinha, eles vão ganhar autoconfiança e permissão interna para serem donos-de-casa mais tarde". "Se não estimular o menino a fazer tarefas como cozinhar e costurar, ele crescerá achando que isso é errado."
Em casa, é Silveira quem assume o fogão com maior frequência. "João sobe numa cadeira e me ajuda a cozinhar", diz. A mulher, a pedagoga e professora Lívia Aquino, passa boa parte do dia fora.
Aos que vêem com reprovação ou risinhos a idéia de meninos brincarem de boneca, Silveira contra-ataca. "Eles têm medo que o menino vá virar viado. Mas quando essa criança se tornar pai, vai precisar trocar fraldas, dar banho e mamadeira".
Homossexualidade
O terapeuta Luiz Cuschnir, de São Paulo, acha que os meninos devem brincar de família, não de boneca. "Não se trata de o menino brincar da maneira feminina das meninas. O homem e o menino não devem imitar a mulher."
Cuschnir vê no brincar de boneca um possível indicativo de homossexualidade. "Quando o menino cresce, tem de fazer um esforço para se diferenciar da mulher, justamente porque ele vem de uma mulher. Se brincar como menina, ele corre o risco de não fazer esse distanciamento."
direito de escolher
Outro psicoterapeuta, Sócrates Nolasco, 32, do Rio de Janeiro, enxerga de outra forma. "Não acho que um menino vá se feminilizar porque brinca de boneca. O importante é que a criança se sinta à vontade nas suas escolhas."
Ele lembra que muitos homossexuais passaram a infância brincando de mocinho e bandido e participando de brincadeiras violentas.
O estereótipo do "menino-bola-caminhão" e da "menina-boneca-casinha" divide também as crianças. Lorenza Capozoli, 7, acha que "menino não deve brincar de boneca". "Mais tarde eles aprendem a trocar fraldas", diz.
A irmã, Bruna, de 9 anos, acha a idéia "legal". "Eu brinco de carrinho, eles também podem brincar de boneca". O irmão Emiliano, 12, sai pela tangente. "Cada um brinca do que gosta, mas de boneca eu não brinco. Na escola, vão me chamar de boiola."

Texto Anterior: As principais regras
Próximo Texto: Livro aconselha americana a ser difícil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.