São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é teoricamente eficiente

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O modelo de saúde adotado no Brasil é avançado e teoricamente adequado às necessidades do país. Por lei, o Serviço Único de Saúde (SUS) estabelece o direito de todos à assistência, gestão unificada com execução pelos municípios e a contratação de serviços privados.
"Estamos próximos do modelo canadense, considerado o melhor do mundo", diz o deputado federal Eduardo Jorge (PT-SP). A dificuldade, segundo o deputado, é que só 3% dos municípios implantaram completamente o sistema.
O Sindhosp -sindicato dos hospitais privados do Estado de São Paulo- critica o baixo pagamento do SUS. Por uma diária hospitalar paga R$ 3,23. "O valor não paga um sanduíche", diz Paulo Sérgio Malafaia, gerente do Sindhosp.
Gilson Carvalho, ex-secretário nacional de Assistência à Saúde, diz que a saúde vem perdendo um terço do dinheiro. "O próprio governo vem desviando verbas da saúde para outras áreas."
(AB)

Texto Anterior: China cobra atendimento
Próximo Texto: França tem 317 médicos para cada grupo de cem mil pessoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.