São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
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São Paulo só terá a cara de Pitta em 98

VICTOR AGOSTINHO
ROGÉRIO GENTILE

VICTOR AGOSTINHO; ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

Projeto de Orçamento para 97, que deve ser aprovado pela Câmara, prevê diminuição de 62,6% para obras

A cidade de São Paulo só começará a ter a marca de Celso Pitta a partir de 98. E essa marca vai ser muito menos visível que a do prefeito Paulo Maluf. Faltará ao prefeito eleito verbas para os projetos.
Pitta não terá dinheiro para fazer grandes obras viárias, túneis e avenidas -coisa que Maluf teve. O projeto de Orçamento para 97, elaborado pelo Executivo e que deve ser aprovado pela Câmara Municipal, prevê uma diminuição de 62,6% para as obras viárias.
Como tarefa principal, Pitta terá que consolidar programas desenvolvidos por Maluf, como o PAS (Plano de Atendimento à Saúde) e o Projeto Cingapura.
Em seu programa de governo divulgado na Internet (rede mundial de computadores), Pitta é precavido: quase não faz promessas. As que ele faz estão em andamento na gestão Maluf ou poderão ser viabilizadas por ele sem causar traumas ou demandar esforços do Executivo.
O paulistano elegeu um prefeito que tem como única proposta ainda inédita a isenção de IPTU e ISS para as microempresas. No restante, seu programa dá continuidade ao que foi feito por Maluf.
Até mesmo o polêmico Fura-Fila (ônibus que vão circular em canaletas elevadas) é uma idéia de Maluf. Foi desenvolvido na atual gestão por técnicos da Secretaria Municipal dos Transportes e guardado para a campanha eleitoral.
Uma possível novidade da gestão Pitta, apesar de não fazer parte do seu programa de governo, é a privatização da educação.
A proposta, desenvolvida pela Fundação Escola de Sociologia e Política a pedido do atual secretário do Planejamento, Roberto Paulo Richter, cria o PAS da educação. As escolas seriam gerenciadas por cooperativas e o pagamento seria por aluno matriculado.
Obras
O governo Pitta não deverá ser marcado pelos grandes projetos viários, ao contrário da gestão Paulo Maluf.
Novas obras continuarão a ser feitas, mas sem a mesma imponência das avenidas e túneis tocados por Maluf, como a nova Faria Lima e o complexo Ayrton Senna.
Pitta promete construir passagens em desnível na avenida Faria Lima com Juscelino Kubitscheck e na avenida Tiradentes com João Teodoro. Pretende fazer uma ponte sobre o rio Pinheiros, na altura da avenida Frederico Hermann Júnior, e construir uma passagem na praça Panamericana.
A grande tarefa do novo prefeito será concluir obras iniciadas por Maluf. Ele pretende estender o sistema viário Jacu-Pêssego, na zona leste, até a rodovia Ayrton Senna e prolongar a avenida Água Espraiada, na zona sul, até a Imigrantes.

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