São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA mantêm serviços de apoio ao homem

ALEXANDRA OZORINO DE ALMEIDA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Maridos Anônimos que Sofreram Abuso" e "Introdução à Liberação e Opressão do Homem" são alguns dos grupos norte-americanos que buscam o desenvolvimento da identidade masculina.
O "Men's Resource Center", em Amherst, em Massachusetts, existe há 14 anos e oferece um leque de serviços para homens que vai desde terapeutas, auxílio judiciário em caso de litígio a retiros de fim-de-semana.
O centro oferece atendimento e apoio para todo e qualquer tipo de pai: futuros pais, divorciados, pais de crianças pequenas, adolescentes e com deficiências mentais.
Outro serviço oferecido pela entidade é o de combate à violência masculina nas relações pessoais. O programa oferece apoio a mulheres cujos maridos apresentam o problema.
Para Rob Okun, 46, diretor de desenvolvimento do centro, o trabalho não se choca com os preceitos feministas. "Apenas ajudamos os homens a descobrir o que é bom em ser homem, para que desenvolvam as suas habilidades e encontrem o seu espaço."
O "Lutheran Family Service" de Portland, Oregon, oferece um grupo chamado "Homens Sobreviventes de Abuso Sexual Infantil".
Além de ajudar os homens a lidar com esse problema, o grupo também aborda questões cotidianas da vida masculina.
Amizade
Um grupo de San Anselmo, Califórnia, "Interesse Masculino na Paternidade", usa a paternidade como um elo comum entre os homens, que então se reúnem para conversar sobre seus problemas.
Para Lou Douglas, coordenador do grupo, a maioria dos homens sente-se isolada. "Eles sentem falta de amizades masculinas e buscam apoio emocional em outros homens", diz.
"No momento de trabalhar os seus problemas, os homens se sentem mais seguros se houver outros homens por perto, para dar um apoio e para que não se sintam sós", explica Douglas.
"Trabalho com grupos de apoio há cerca de sete anos. É impressionante o choque que os homens têm quando percebem que os outros compartilham suas mesmas angústias."
(AOA)

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Tirania do 'tem de' oprime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.