São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
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"Carro tem que perder espaço"

DA REPORTAGEM LOCAL

Para melhorar a qualidade de moradia é preciso reduzir o espaço dos carros, defende o consultor de transportes Eduardo Alcântara Vasconcelos, 44.
"É preciso um sistema viário de acordo com as funções das vias."
Segundo ele, historicamente a cidade priorizou o papel do motorista. Vasconcelos diz que é preciso garantir a qualidade de quem anda a pé ou de bicicleta nas "viagens locais" (de curta distância, no próprio bairro).
A idéia é a seguinte: se a pessoa tiver melhores condições de deixar o carro na garagem, o trânsito melhora e o bairro se torna um ambiente mais agradável para morar.
"Hoje, todo mundo sabe desempenhar o papel de motorista. Temos que criar uma alternativa. Meus filhos adolescentes, por exemplo, têm receio de sair de bicicleta e serem atropelados."
Para o arquiteto Cândido Malta Campos Filho, a violência no trânsito é um dos fatores que fazem as pessoas se isolarem em condomínios e diminuírem a convivência "entre vizinhos" em São Paulo.
Ele acredita que um Plano Diretor bem-acabado e com duração de cerca de 20 anos pode resolver o problema.
Para Malta, dessa forma é possível resguardar as regiões residenciais e fazer o trânsito fluir por vias apropriadas para isso.
Ambos os pensamentos são usados para defender a recuperação ou manutenção de zonas residenciais. "Temos que reverter a tendência", diz Vasconcelos.

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