São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Pretendo construir uma casa em um terreno de 5 m x 25 m."
Karina Morato Freitas, auxiliar contábil - Franca - SP
Resposta
"O projeto prevê a implantação linear da construção ao longo do terreno. O recuo frontal propicia a criação de garagem para dois carros. A sala ocupa a parte frontal da construção. Quartos e banheiro ficam na parte central, com os setores de serviços nos fundos.
O recuo lateral visa garantir aos cômodos condições mínimas de conforto ambiental, como ventilação e iluminação natural.
A obra poderá ser executada com alvenaria autoportante em blocos e cobertura de laje pré-fabricada sob telhado. Os acabamentos devem usar massa fina, com pintura em tinta látex em cores claras. Portas e janelas têm estrutura metálica e fechamento em vidro.
A fachada 1 possui platibanda reta, que esconde o telhado, e moldura de massa junto às aberturas.
A cobertura sobre a porta de entrada é feita de concreto. A segunda alternativa apresentada segue a linha sugerida pelo desenho do telhado em duas águas e possui cobertura na entrada em toldo.
As opções de fachada apresentadas mantêm a estrutura do projeto, com alternativas de acabamento que criam o diferencial no aspecto final da obra."

Marcelo Katsuki, 29, é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Texto Anterior: Justiça aos condôminos
Próximo Texto: Especialista critica falta de planejamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.