São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os candidatos a ancestral

DO "LIBÉRATION"

Os candidatos a ancestral do homem se multiplicaram. E os animais que se exercitavam numa prática tipicamente humana, a bipedia, também.
Lucy, o australopiteco afarensis, bípede das savanas etíopes com 3,2 milhões de anos, tinha articulações semelhantes às de animais que vivem em árvores (arborícolas). Não deve ter sido uma avó da humanidade, como se pensou desde a sua descoberta, em 1974.
Outros candidatos surgiram. O australopiteco Abel, descoberto no oeste da África em 1995, não habitava uma típica savana. Ele viveu há cerca de 3 milhões de anos em ambientes semelhantes aos de Lucy, mas que contavam com algumas florestas.
O australopiteco anamensis passeava numa floresta há 4 milhões de anos. Talvez tenha dado seus primeiros passos por aí também.
"Seu queixo é muito arcaico, muito prognata (proeminente), mas suas pernas fazem dele o melhor bípede de todos os australopitecos", observa Pascal Picq.
O caso mais espantoso é o do australopiteco ramidus (4,4 milhões de anos), o hominídeo mais antigo já encontrado. Seus restos foram encontrados numa região de floresta, ao lado de macacos arborícolas. O paleontólogo norte-americano Tim White ainda o estuda, mas já se sabe que ele era capaz de andar sobre duas patas. No entanto, Picq diz que talvez ele seja um avô dos chimpanzés.
Parece haver um consenso sobre a divisão dos dois ambientes africanos, mas Picq observa que esses dois sistemas ecológicos podem ter sido alterados com o tempo. "Em resumo, é preciso rever nossa concepção da evolução. Não podemos mais refletir simplesmente em termos de adaptação direta ao ambiente", diz o paleontólogo.
"Em vez de estudar cada um dos pré-homens como representantes de uma linhagem, penso que deveríamos observar detidamente como eles coabitavam. Talvez então se compreenda melhor como eles puderam adquirir certas características morfológicas e mesmo comportamentais num ambiente de competição entre espécies. Daí poderíamos descobrir como surgiu o avô dos homens", diz Picq.

Texto Anterior: Homem fica "órfão" de avós
Próximo Texto: AIDS; LASER X CÂNCER; PLACA DE GORDURA; MALES DO CORAÇÃO; ALERTA, METEOROS; SARAMPO; CIÊNCIA NO BRASIL; ÉTICA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.