São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AIDS; LASER X CÂNCER; PLACA DE GORDURA; MALES DO CORAÇÃO; ALERTA, METEOROS; SARAMPO; CIÊNCIA NO BRASIL; ÉTICA

AIDS
O norte-americano Robert Gallo, pesquisador do vírus HIV, disse que o reconhecimento de que a Aids é tratável representa um grande avanço no combate à doença. Gallo, que participa de um congresso na cidade, no entanto demonstrou preocupação com o acesso aos novos medicamentos, ainda não disponíveis para a população em geral devido ao seu alto custo.

LASER X CÂNCER
Uma nova técnica para extrair células que se suspeitam cancerígenas pode revolucionar a identificação precoce de tumores, relata artigo da "Science". Na técnica, usada no Instituto Nacional do Câncer dos EUA, uma amostra de tecido suspeito envolta por um plástico especial é observada num microscópio. O conjunto é aquecido com um laser. Observa-se que o plástico adere apenas às células cancerígenas.

PLACA DE GORDURA
Uma técnica desenvolvida por cientistas da Universidade John Hopkins, de Baltimore (EUA), identifica placas arteriais de gordura prestes a se desprender, fato que causa problemas cardiovasculares. Os pesquisadores obtêm imagens das paredes arteriais por meio de Ressonância Magnética Nuclear e identificam as placas que oferecem perigo. A técnica permitirá diminuir a mortalidade nesses casos.

MALES DO CORAÇÃO
A má alimentação durante o período de gestação pode aumentar os riscos de a criança sofrer no futuro um ataque apoplético ou outras doenças cardíacas, segundo estudo publicado na revista médica "The Lancet". A pesquisa, que analisou 13 mil homens de Southampton (Reino Unido), diz que a subalimentação deforma os ossos da bacia da mãe, fato que impede um crescimento normal da placenta.

ALERTA, METEOROS
Astrônomos australianos e britânicos, reunidos em Londres, disseram que todos os países deveriam criar meios de monitorização e destruição de meteoros. Duncan Steel, da Universidade de Adelaide (Austrália), disse que as chances de se morrer vítima de um meteoro são quatro vezes maiores que de se morrer vítima de um acidente aéreo. A conta supõe que todos morreriam caso houvesse um grande choque.

SARAMPO
Os casos de sarampo nas Américas baixaram ao seu menor nível histórico. Estudo da Organização Pan-Americana de Saúde mostra que em 96 se registraram até agora 1.204 casos, contra 6.489 durante o ano de 1995. Os EUA tiveram menos de um caso por 500 mil habitantes. O Canadá teve um caso para cada 100 mil. No Brasil houve cerca de um caso por milhão de habitantes.

CIÊNCIA NO BRASIL
Ciência Hoje - nº 122. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (av. Venceslau Brás, 71 -casa 27, Rio de Janeiro, CEP 22290-140, tel. 021/295-4846). 80 págs.
A revista destaca aspectos da sociabilidade das aranhas e funções do cérebro, entre outros temas.

ÉTICA
Ciência como Consciência, de Edgar Morin. Bertrand Brasil (av. Paulista, 2.073 -Horsa I, salas 1301/2, São Paulo, CEP 01311-300, tel. 011/251-2377). 342 págs.
O livro aponta problemas éticos e morais da ciência atual e a necessidade de um novo paradigma.

Texto Anterior: Conheça os candidatos a ancestral
Próximo Texto: Estudos tentam superar problemas de transplantes de animais para homens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.