São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Zizi canta sucessos na praça da Paz

ANA CRISTINA PESSINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Esse show não tem nada a ver com 'Mais Simples"', diz Zizi Possi sobre o espetáculo que apresenta hoje, na praça da Paz, no parque Ibirapuera, em comparação com a turnê de seu último CD.
Na verdade, o show será mais complexo. Além das músicas de "Mais Simples", apresentadas no Tom Brasil, na época do lançamento do trabalho, Zizi também cantará faixas dos discos "Sobre Todas as Coisas" (1991) e "Valsa Brasileira" (1994).
Neles estão incluídas "O Corsário", de João Bosco e Aldir Blanc, "Com que Roupa", de Noel Rosa, "Lamento", de Pixinguinha e Vinícius de Moraes, "Escurinho", de Geraldo Pereira, e "Meu Pandeiro", de Jackson do Pandeiro.
"Vai ser uma oportunidade gostosa. Cantar ao ar livre, de manhã, com liberdade de repertório, é outro departamento", diz ela.
Mais sofisticado
Neste novo trabalho, acompanhada pelo quarteto formado pelos músicos Lui Coimbra (violoncelo e violão), Jether Garotti (piano), Guelo e Edu Szajnbrum (percussão), ela traz, entre outras, canções de Noel Rosa e Gonzaguinha.
Composições de autores menos conhecidos, até pouco tempo atrás, como Chico César e Lenine, autores de "Béradêro" e "Olho de Peixe", respectivamente, tiveram faixas incluídas no trabalho.
O papel de destaque entre os compositores ficou com José Miguel Wisnik, que assina "Se Meu Mundo Cair".
Afinidades
Com este último, que também compôs a faixa que dá nome ao CD, Zizi teve uma identificação musical "adolescente", como ela mesma define.
"O José Miguel deixou o CD dele em casa. Eu ouvi e fiquei estatelada. O jeito dele discorrer sobre os temas das músicas trazia um pouco de mim mesma. Isso nunca tinha me acontecido."
Para quem começou ao lado de Roberto Menescal e já gravou "Pedaço de Mim", de Chico Buarque, incluída na trilha sonora de "Ópera do Malandro", isso pode soar estranho, mas Zizi acredita na renovação necessária da MPB.
"Muitas injustiças acontecem com novos talentos por causa do compromisso com a genialidade que se cria em torno de artistas já consagrados", defende.
"Nunca me liguei a nomes. Tenho mais apego pela sabedoria que a pessoa tem para passar do que por sua personalidade", diz, ensinando pensamento oriental.
Escandinávia
Contrariando a praticidade sugerida pelo título, "Mais Simples" foi gravado bem longe: em Oslo, capital da Noruega, país do extremo norte da Europa.
As ligações da intérprete com países escandinavos, no entanto, não param por aí. Há menos de um mês, ela participou da abertura do 1º Encontro Brasil - Dinamarca "Águas de Março", no Memorial da América Latina.
Um pouco antes, também no Memorial e no Sesc Itaquera, a cantora se apresentou ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica que, sob a regência de Nelson Ayres e Ciro Pereira, fez arranjos no formato orquestra de jazz para os maiores sucessos da cantora.

Show: Zizi Possi
Quando: hoje, às 11h
Onde: praça da Paz, parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, tel. 253-2331)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Decore o refrão da sua escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.